O PPM/Açores valorizou hoje a renovação do parque automóvel das unidades de saúde da região por a medida do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) contemplar as ilhas de menor dimensão, como o Corvo, que receberá um veículo pela primeira vez.
O deputado do PPM João Mendonça, citado num comunicado do partido, “sublinha o valor desta iniciativa para as ilhas de menor dimensão, como Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo, beneficiando cada uma da atribuição de uma nova viatura”.
“No caso específico da ilha do Corvo, a sua inclusão representa uma grande mudança em relação aos governos socialistas que governaram a região até 2020”, refere.
Segundo João Mendonça, “nunca na sua história, apesar de todas as outras unidades de saúde de ilha contarem com o apoio de viaturas, o serviço de saúde da ilha do Corvo contou com uma viatura de apoio”.
“Mais uma vez, o atual Governo Regional quebra décadas de discriminação em relação à ilha do Corvo, desta vez dotando-a, como a todas as outras, de uma viatura de apoio na área da saúde”, concretiza.
O executivo açoriano lançou na terça-feira o contrato público para aquisição de 30 novas viaturas para Unidades de Saúde de Ilha da região, para substituir o atual parque automóvel que está “completamente obsoleto”.
“Serão adquiridas 30 viaturas, cuja distribuição será feita conforme consulta prévia e necessidades das Unidades de Saúde de Ilha, considerando o estado atual da frota automóvel e as viaturas abatidas ou a abater”, adiantou o executivo de coligação em comunicado.
Segundo a nota, será alocada uma viatura para cada uma das Unidades de Saúde das ilhas Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo, para São Miguel serão disponibilizadas 12 viaturas, para a ilha Terceira cinco, Faial e Pico recebem três viaturas cada e São Jorge duas. Uma viatura ficará afeta ao Serviço Regional de Saúde.
“A distribuição proporcional, com a ilha de São Miguel a receber 12 viaturas, Terceira cinco, São Jorge duas, e Faial e Pico três cada uma, garante uma renovação equitativa que abrange todas as ilhas”, sublinhou hoje a representação parlamentar do PPM/Açores.
O partido “congratula o Governo Regional pela iniciativa da modernização da frota de veículos ao serviço das unidades de saúde do arquipélago”, considerando que o investimento “representa um avanço notável na elevação dos padrões de assistência médica disponibilizados aos cidadãos açorianos”.
“A aquisição de 30 novas viaturas, alocadas de acordo com as exigências particulares de cada unidade de saúde insular, reflete uma dedicação inequívoca à atualização e eficácia operacional do setor”, acrescenta.
Para o PPM/Açores, a substituição de veículos desatualizados “é um passo crucial para assegurar a segurança e a operacionalidade no transporte de doentes e equipas médicas”.
O procedimento lançado pelo Governo Regional dos Açores dá início “ao processo de substituição do parque automóvel no setor que, segundo a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, se encontrava completamente obsoleto, havendo, em alguns casos, viaturas [com] mais de 20 anos de utilização”.
A compra das viaturas será feita através de contrato público de aprovisionamento, através da central de compras do Serviço Regional de Saúde, que funciona sob responsabilidade da Direção Regional da Saúde.
“O valor do ‘renting’ mensal por viatura, conforme consta no caderno de encargos, varia entre os 453 e os 732 euros, dependendo da tipologia da viatura, e tem uma duração de 60 meses”, adiantou.