Foto: CMM | Texto: A9

O Município da Madalena homenageou, este sábado, as rendeiras do Pico, destacando o valor cultural e artístico destas mãos que, há gerações, tecem verdadeiras obras de arte. Numa cerimónia que simboliza o início de um novo ciclo para a preservação e promoção desta tradição, foi anunciado um conjunto de medidas para valorizar as rendas locais.

Entre os anúncios, destacou-se a Certificação da Renda do Pico e a criação da Casa das Rendas, em São Mateus, cuja inauguração ocorrerá no Dia Municipal da Rendeira, a 7 de fevereiro de 2025, dia de nascimento de Rosa Garcia, pioneira da indústria caseira de rendas na ilha.

O evento, que teve lugar no Auditório da Madalena, incluiu a apresentação do projeto “Rendas do Pico” e a antestreia do documentário “Rendas de Farpa do Pico”. A homenagem culminou com a entrega da Medalha Comemorativa dos 300 Anos do Município da Madalena a quase uma centena de rendeiras da ilha, reconhecendo o seu papel na preservação desta arte.

A Presidente da Câmara Municipal, Catarina Manito, sublinhou a importância de revitalizar a Indústria Caseira das Rendas e de tornar este símbolo de identidade numa ferramenta de desenvolvimento local e promoção territorial. “Juntos, pela Madalena, pelo Pico, conseguiremos!”, concluiu a autarca, expressando o compromisso da autarquia em elevar as rendas a ícone nacional.

PUB