Promovida poda para garantir proteção de pessoas e bens em Ponta Delgada  

A Divisão de Equipamentos Municipais e Estrutura Verde da Câmara Municipal de Ponta Delgada está a proceder a uma poda de árvores no Largo da Matriz para salvaguardar a segurança de pessoas e bens.

Esta intervenção surge na sequência da queda de um ramo, durante a última semana, que motivou uma avaliação urgente do estado das quatro árvores Tília Cordata existentes no Largo da Matriz. Verificou-se que as árvores apresentam várias debilidades ao nível fitossanitário e biomecânico e, por este motivo, foi iniciado um processo de poda de segurança e reestruturação — prevista na Lei n.º 59/2021, de 18 de agosto — onde são removidos ou reduzidos no seu comprimento os ramos fragilizados por podridões do lenho ou cavidades, de forma a diminuir a carga e as tensões suportadas pela estrutura mais fragilizadas das árvores.

A realização desta poda de segurança visa minimizar os riscos de danos na zona envolvente das árvores, salvaguardando a proteção de pessoas e bens, contribuindo ainda para se promover uma regeneração natural das quatro Tília Cordata.

A Divisão de Equipamentos Municipais e Estrutura Verde da Câmara Municipal de Ponta Delgada vai continuar a acompanhar a evolução do estado fitossanitário das referidas árvores para implementar as ações adequadas à revitalização das mesmas para salvaguardar o proteger e valorizar o património ambiental do concelho de Ponta Delgada.

Recorde-se que o Município de Ponta Delgada tem cerca de 57 hectares de áreas de jardins e espaços verdes à sua responsabilidade, contando com mais de oito mil árvores plantadas em espaços públicos municipais.

PUB