O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência 11 jovens representantes de diversas comunidades da diáspora açoriana, numa iniciativa que visou fortalecer os laços com as novas gerações de açordescendentes.
Estes jovens, provenientes de comunidades da América do Norte, América do Sul, Bermudas e Portugal continental, estão na Região Autónoma dos Açores para participar no Congresso Mundial das Casas dos Açores, que decorre esta semana na ilha de São Jorge.
Durante a audiência, José Manuel Bolieiro sublinhou a “importância” desta visita para o futuro das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo, realçando o “carácter intergeracional da iniciativa”.
“Esta visita é um testemunho intergeracional. Nós queremos que esta identidade e este sentimento de pertença nas diferentes gerações e nas mais jovens gerações, onde a diáspora açoriana está, ou onde uma cultura de açorianidade se preserva, possa ter como testemunho e projeção futura esta juventude”, afirmou José Manuel Bolieiro.
Promovida pelo Governo dos Açores, em colaboração com as Casas dos Açores e coordenada pela Direção Regional das Comunidades, a iniciativa tem como objetivo promover a continuidade do sentimento de pertença entre os jovens das comunidades emigrantes, reforçando a identidade cultural açoriana e estabelecendo uma ponte entre gerações.
A comitiva inclui participantes dos Estados Unidos (Nova Inglaterra), Canadá (Ontário, Quebeque e Manitoba), Bermudas, Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Uruguai e Portugal Continental (Norte).
O governante destacou ainda o “orgulho” em receber estes jovens na Região e a importância de iniciativas como esta para que as novas gerações de açordescendentes mantenham viva a ligação com a terra natal dos seus pais e avós.
Para os jovens participantes, esta viagem representa uma oportunidade única de conhecerem a terra dos seus antepassados, explorarem a cultura açoriana e criarem laços que poderão contribuir para o rejuvenescimento do movimento associativo das Casas dos Açores, fortalecendo a identidade açoriana em países como o Canadá, Brasil, Uruguai e Estados Unidos.
O Congresso Mundial das Casas dos Açores constitui um ponto de encontro das diferentes comunidades açorianas espalhadas pelo mundo e, para além de fomentar a partilha de experiências, visa projetar uma açorianidade inclusiva e dinâmica para o futuro, algo que, nas palavras de José Manuel Bolieiro, “é fundamental para a preservação da identidade coletiva do povo açoriano”.