Paula Macedo, Diretora Clínica do Hospital de Ponta Delgada

A diretora clínica do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, Paula Macedo, foi indigitada como nova presidente da unidade de saúde, anunciou hoje o Governo dos Açores, que justificou a escolha com a “prioridade clínica”.

“O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, comunicou hoje à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a indigitação da doutora Maria Paula Raposo Fonseca Macedo Paz Ferreira para futura presidente do conselho de administração do HDES de Ponta Delgada”, refere o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) num comunicado.

De acordo com a nota de imprensa, José Manuel Bolieiro agradece à anterior presidente, Manuela Gomes de Menezes, pela “missão cumprida”, defendendo que é necessário existir uma “prioridade clínica” após o incêndio ocorrido na unidade de saúde em 04 de maio.

“A presidente indigitada é a pessoa indicada para, como pretende o Governo [Regional], afirmar, nesta fase, a prioridade clínica para fazer face à crise na assistência clínica, após o incêndio”, salienta o executivo.

José Manuel Bolieiro justifica, também, a indigitação de Paula Macedo com a necessidade de “concretizar as grandes opções de funcionalidade do hospital novo”, referindo-se à requalificação estrutural de que o HDES vai ser alvo.

“Nesta nova fase do HDES, de renovação e recuperação, na sequência do incêndio ocorrido no passado mês de maio, o princípio orientador será ‘tudo pela segurança, nada com precipitação’, procurando garantir-se que as decisões e ações são tomadas com a devida prudência e sempre em prol da segurança”, lê-se na nota.

O Governo dos Açores reitera que a gestão clínica é a prioridade e promete “continuar a trabalhar para garantir a estabilidade funcional” do maior hospital dos Açores.

“A mudança no HDES, imposta pelo incêndio, é feita agora em função de prioridade do perfil clínico, para todas as decisões, relativas ao presente e futuro do hospital novo, que nesta fase mais imediata e transitória envolve a implementação do hospital modular, mas também a aposta inequívoca na funcionalidade do futuro hospital novo nas instalações do velho hospital”, destaca o governo açoriano.

O HDES, em Ponta Delgada, o maior dos Açores, foi afetado por um incêndio no dia 04 de maio, que obrigou à transferência de todos os doentes internados para outras unidades de saúde, algumas fora da região.

Os prejuízos na infraestrutura, que está a retomar a atividade de forma gradual, foram estimados em 24 milhões de euros.

A economista consultora e docente na Universidade dos Açores Manuela Gomes de Menezes foi escolhida para a presidente do conselho de administração do HDES em fevereiro de 2023.

 

PUB