De 308 municípios existentes em Portugal, Ponta Delgada conquistou o 3.º lugar no Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas (IPIC).
O ranking, que tem por base a avaliação da presença online das autarquias, considera 36 indicadores, distribuídos por 4 critérios principais: “Conteúdos: Tipo e Atualização”; “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”; “Serviços Online” e “Participação”.
De acordo com o IPIC, as páginas web foram avaliadas de acordo com esses parâmetros, sendo depois, atribuída uma pontuação entre 0 e 1 que permitiu gerar o ranking global.
Este estudo é referente aos dados de 2023, tendo sido conduzido pela Universidade do Minho, com o contributo da Agência para a Modernização Administrativa e da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica.
Segundo o relatório publicado, o critério “Participação” foi onde a autarquia de Ponta Delgada mais se destacou por disponibilizar aos cidadãos “formas de interação e envolvimento”.
Este quadro de avaliação analisa indicadores como a existência de canais que “permitam a comunicação entre o cidadão e a Câmara”, a presença de “espaços de discussão e auscultarão de opinião” e “canais de elogios, sugestões, reclamações e denuncias”. Questões ligadas à transparência e redes sociais também são contabilizadas.
A apresentação dos resultados foi realizada em Guimarães, tendo sido atribuído o 1.º lugar à Câmara Municipal de Murça, no distrito de Vila Real, e o 2º lugar à Câmara Municipal de Porto de Mós em Leiria.
Este levantamento é realizado de dois em dois anos e, segundo o IPIC, aponta e explora “a necessidade de as autarquias portuguesas melhorarem a oferta de serviços online, promoverem uma acessibilidade inclusiva e desenvolverem ferramentas e iniciativas que fomentem a participação eletrónica e o envolvimento do cidadão”.
Em 2021, Ponta Delgada posicionava-se no 30º lugar do ranking, tendo subido 27 posições em comparação com 2023.