O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu, ontem, o legado do Padre David Botelho do Couto para Santo António e para Ponta Delgada.
“Alegre e veemente, sempre preocupado em transmitir conhecimento e valores, assim era o Padre David”, descreveu o autarca, defendendo que “constitui um imperativo ético fazer o reconhecimento daqueles que são a nossa referência” e, por isso, congratulando a freguesia de Santo António, na pessoa do seu Presidente, Marco Oliveira, pela iniciativa de homenagear o padre que faleceu a 16 de março de 2022 aos 87 anos de idade numa data em que a paróquia de Santo António assinalou o seu 500.º aniversário.
O Presidente do Município sustentou ainda que “Santo António soube ao longo destes 500 anos se afirmar no panorama local e de ilha, mantendo vivas as suas manifestações culturais e uma forma de ser e de estar pautada pelos bons exemplos”.
Pedro Nascimento Cabral, no final da sessão comemorativa, reiterou a aposta na coesão territorial e na descentralização e salutou a exemplar relação institucional e financeira mantida com as Juntas de Freguesia assente na cooperação, na equidade e na transparência.
A autarquia vai proceder à substituição do Relvado Sintético do Campo de Jogos de Santo António e à reabilitação da Escola EB/JI da freguesia.
Também pavimentou a Canada do Valado, pintou o Centro Cultural e vai instalar um ginásio ao ar livre.
A seguir à cerimónia de homenagem ao Padre David Botelho do Couto, teve lugar a celebração da eucaristia e um convívio.
Recorde-se que o sacerdote colaborou em várias obras católicas, nomeadamente a catequese, deixou um centro catequético em Santo António, e a sua preocupação com a catequese também se verificou para além do nível paroquial, na ouvidoria e na ilha.
Natural de Santo António, ouvidoria de Capelas, no concelho de Ponta Delgada, o padre David Botelho do Couto nasceu a 3 de março de 1935, foi prefeito de estudos no Seminário de Angra, onde também foi docente, foi pároco e lecionou Educação Moral em diversas escolas.
O sacerdote empenhado na própria formação, frequentou formações em música sacra, cursos de atualização pastoral e humana no arquipélago e no continente, e no final do seu apostolado foi nomeado assistente para a capelania das Irmãs Clarissas.
A ele e aos seus estudos se deve muita da investigação histórica sobre a vida da comunidade.