O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que os Açores são uma ponte no Atlântico para promover o desenvolvimento de novos projetos na área da economia, energia, saúde, educação e inovação entre os Estados Unidos da América e a Europa.

“Somos uma cidade 5G e estamos a aplicar medidas concretas para nos assumirmos como uma verdadeira “Smart City” nos Açores. Temos as condições propícias para atrair novos investimentos dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada. Temos como meta a nossa afirmação como uma cidade moderna, cosmopolita, capaz de ombrear com as maiores cidades de Portugal e do Mundo, abraçando os desafios da transição digital para criar melhores condições para quem vive ou visita a cidade de Ponta Delgada”, afirmou o Pedro Nascimento Cabral, acrescentando que a comunidade luso-americana é a principal embaixadora da Região para promover a captação de novos projetos para os Açores.

Pedro Nascimento Cabral falava na State House de Massachusetts, como convidado de honra da 40.º Edição da Celebração do Dia de Portugal, numa iniciativa promovida pelo senador Marc Pacheco e State Representative Tony Cabral, onde foram atribuídas diversas distinções a membros da comunidade luso-americana como reconhecimento do trabalho desenvolvido para promover e valorizar a história e cultura nacional.

“O nosso perfil de turismo passa pela valorização da nossa natureza. O nosso perfil de investidores passa pela abertura da região aos interessados em conhecer e dinamizar o nosso potencial para investimentos que promovam o desenvolvimento económico das comunidades locais, tendo em conta os nossos recursos para as energias renováveis, para a agricultura, para a pesca, para a investigação e para a inovação, e, evidentemente, para a qualidade de vida”, sublinhou, acrescentando que “Ponta Delgada é o local perfeito para constituir um hub para a tecnologia e inovação”, frisou.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada implementou um pacote de benefícios fiscais para salvaguardar o tecido empresarial existente e atrair novos investimentos.

“Estamos a transformar em dinâmica local o progresso económico e desenvolvimento social, com políticas municipais que se apresentam imprescindíveis para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 20/30 para as cidades e comunidades”, destacou.

Pedro Nascimento Cabral afirmou que o Município vai continuar a trabalhar numa estratégia de desenvolvimento sustentável e promover investimentos estratégicos para melhorar a qualidade de vida no concelho de Ponta Delgada.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada aproveitou a ocasião para demonstrar o orgulho que sente da comunidade luso-americana pelo trabalho desenvolvido nos Estados Unidos da América, que atingiu posições de destaque em diversos domínios e mantém uma forte ligação com a cultura açoriana.

“Hoje, no Estado de Massachusetts, celebramos o feito dos nossos antepassados e a maravilhosa herança que nos deixaram. A sua coragem de deixar para traz a ilha que os viu nascer, de aguentar a dor de se separarem de pais e irmãos para rasgar um horizonte sempre igual e entrar neste grande país. A sua luta para aprender a língua, agarrar a oportunidade de um trabalho, de constituir família e ter filhos. De, com o seu sangue, suor e lágrimas, construir também esta América em que nos encontramos, sem nunca esquecer a sua origem e tradições culturais. Saibamos ter a determinação dos nossos antepassados na preservação das nossas tradições culturais que evidenciam a nossa Identidade. Temos o dever de receber essa Herança Portuguesa, de a preservar, divulgar e ampliar junto das nossas comunidades, para um dia entregá-la com muito carinho e amor aos nossos filhos. Tal como os nossos avós fizeram com os nossos pais e estes para connosco”, concluiu.

PUB