Um total de 112 embalagens de produtos alimentares congelados foram apreendidos na ilha de São Miguel, nos Açores, por estarem a ser transportados de “forma irregular”, revelou hoje a GNR.
Segundo o Comando Territorial dos Açores da GNR, os produtos foram detetados na sexta-feira, após abordagem dos militares da Guarda a um veículo que transportava diversos congelados “destinados à venda ao consumidor final, sem que estivessem devidamente refrigerados”.
No decorrer das diligências realizadas, após a verificação higiossanitária pelo veterinário municipal do concelho da Lagoa, “certificou-se que os bens alimentares se encontravam próprios para consumo humano”, pelo que foram entregues a uma instituição de solidariedade social, adianta a GNR, em comunicado de imprensa.
Durante a ação de fiscalização, a GNR identificou um homem de 51 anos, tendo elaborado um auto de contraordenação, devido ao transporte, armazenamento e venda de géneros alimentícios “com falta de requisitos” e “sem serem cumpridas as regras para salvaguarda de higiene”.
Esta infração é, segundo alerta a GNR, considerada “uma contraordenação económica grave, punida com uma coima máxima de 3.000 euros”.
A ocorrência foi comunicada à Inspeção Regional das Atividades Económicas.
Na nota, a GNR salienta ainda que as regras de asseio e higiene dos géneros alimentícios são de “extrema importância para manter e garantir um elevado nível de proteção da saúde humana e dos interesses dos consumidores” e garantir a qualidade do produto.