O PS/Açores alertou hoje para dificuldades no abastecimento de água à lavoura de São Jorge, criticando “a inação” do Governo Regional no setor agrícola e acusando o executivo de deixar “os caminhos agrícolas ao abandono”.
Segundo o PS/Açores, a deputada socialista no parlamento açoriano Isabel Teixeira, eleita por São Jorge, visitou esta semana alguns caminhos agrícolas, tendo constado que em alguns casos “apenas é possível circular de trator”.
“A situação está a agravar-se desde há três anos a esta parte. Já temos caminhos com valas profundas e isto prejudica a rentabilidade dos agricultores jorgenses que diariamente ali circulam, devido ao desgaste evitável nas suas viaturas e equipamentos agrícolas e ao tempo extra que levam para chegar às suas explorações”, apontou a deputada do PS/Açores, citada em comunicado de imprensa.
Isabel Teixeira acusou ainda o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de “gerir mal o abastecimento de água e deixar os caminhos agrícolas ao abandono”.
A parlamentar socialista criticou igualmente as intervenções recentes nos tanques de abastecimento de água à lavoura na ilha de São Jorge, que “vieram piorar as condições de abastecimento”, alegando que atualmente para “encher um depósito leva praticamente o dobro do tempo”.
“Este Governo em vez de melhorar os pontos de abastecimento de água, permitindo uma maior fluidez, fez exatamente o contrário”, sustentou, defendendo que “São Jorge e os Açores precisam de uma visão política, séria e concreta” que “assegure e proteja todos aqueles que dedicam os seus dias e o seu tempo a um dos setores mais importantes da economia açoriana, a agricultura”.
“Mas, não é com este Governo da direita que vamos lá chegar”, acrescentou Isabel Teixeira.