GNR apreende 25 quilos de pescado fresco na ilha de São Jorge

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 25 quilos de pescado fresco, identificou três homens e elaborou três autos de notícia por contraordenação na ilha de São Jorge, nos Açores, revelou hoje aquela força policial.

Segundo um comunicado do Comando Territorial da GNR dos Açores, a apreensão foi feita durante uma ação realizada na terça-feira, através do Posto Territorial de Velas (São Jorge) e da Secção Naval do Destacamento Territorial da Horta (Faial).

“No decorrer de uma ação conjunta de patrulhamento marítimo e terrestre, no âmbito da vigilância da costa e do mar territorial, os militares da Guarda procederam à fiscalização de diversos indivíduos que exerciam a atividade piscatória, tendo detetado três infrações, culminando na apreensão de 18 quilos de pescado fresco variado e sete quilos e lapa brava (‘patella aspera’), por exercício da atividade da pesca com recurso a embarcação sem licenciamento para o efeito e por exercício da apanha de lapa em período de defeso”, adiantou.

De acordo com a fonte, da ação resultou a identificação de três homens, com idades entre 25 e 58 anos, e a elaboração de três autos de notícia por contraordenação, tendo sido dado conhecimento dos factos à Inspeção Regional das Pescas.

Após verificação higiossanitária por médico veterinário, os 18 quilos de pescado fresco apreendido foram entregues a uma instituição de solidariedade social local.

Já os sete quilos de lapa brava foram devolvidos ao mar, por os moluscos “se encontrarem em boas condições de sobrevivência”, informou a GNR.

No comunicado, a GNR também lembra que os recursos marítimos “devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

PUB