Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual. Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!
Casais que pretendam ter um filho devem programar e planear a fertilidade cerca de 85 a 90 dias antes de efetivamente ocorrer a fecundação para que resulte numa gestação viável. Tanto o Homem como a Mulher devem ter especial atenção á alimentação neste momento que tanto anseiam que é ter um bebé! Devem realizar uma avaliação da composição corporal, para fomentar um corpo saudável, adotar um estilo de vida ativo e consumir alimentos promotores da fertilidade.
Largamente na literatura é referencia que casais mais ativos fisicamente são mais férteis, porque a atividade física estimula hormonas da fertilidade. O momento da conceção é um momento único que requer disponibilidade de micronutrientes que devem estar em reserva para promoverem a formação de um embrião e futuro feto. A nutrição funcional traz inúmeras estratégias, soluções e uma nova visão para todas as mulheres que tenham Tiroidite de Hashimoto, endometriose ou síndrome do ovário poliquistico, para que possam engravidar naturalmente. Trabalhar o mindset é muito importante para reduzir os níveis de stress e por sua vez a inflamação no organismo que é uma das causas de infertilidade sem causa aparente.
As vitaminas A, E e C são antioxidantes e como tal fundamentais para proteger o organismo de agressões fisiológicas e ambientais. O zinco e o selénio para os espermatozoides são muito importantes para aumentar a sua qualidade. Os ácidos gordos W3 são fundamentais para otimizar a fecundação de um óvulo! Por isso um maior aporte de alimentos ricos nestas vitaminas e minerais é fundamental! Como exemplos temos a castanha do Pará, o chá verde, o maracujá, a canela, a quinoa, os brócolos, os espargos… ou seja todos os legumes, vegetais e frutas!
Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!