O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, esta sexta-feira, que o “nível de confiança” e as vantagens competitivas que Ponta Delgada oferece a empresários locais e investidores estão a resultar em “investimentos de muitos milhões de euros” no concelho.

“Ponta Delgada tem o maior número de empresas dos Açores e aqui residem estrangeiros oriundos de 70 países diferentes. Para estas escolhas, muito tem contribuído o nível de confiança que vários empresários e grupos económicos têm depositado no nosso concelho, com investimentos de muitos milhões de euros, assentes numa visão segura de que querem fazer parte da nossa história e do nosso desenvolvimento futuro”, salientou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral falava durante um jantar-debate que foi promovido pela autarquia em parceria com a SIGA – Sport Integrity Global Alliance e do qual fez parte Lord Jonathan Marland, atual Presidente do Conselho Empresarial e de Investimento da Commonwealth e membro do Conselho Consultivo da SIGA EUROPA.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada deu, por isso, nota da “construção de quatro novos hotéis em Ponta Delgada”, a par de outras unidades hoteleiras em funcionamento ao longo de toda a cidade e concelho.

Do mesmo modo, acrescentou, “os investimentos em alojamento locais e eco-turismo, assim como a requalificação e abertura de novos restaurantes, demonstram bem a confiança que a iniciativa privada coloca no futuro de Ponta Delgada”.

Na cerimónia, que esteve dedicada ao tema ‘Desenvolvimento Económico, cooperação internacional e integridade no desporto’, Pedro Nascimento Cabral quis ainda recordar o regime de benefícios fiscais criado pelo município para a captação de investimento e alavancagem das empresas do concelho.

“Estamos ao lado dos nossos empresários e não foi ao acaso que a Câmara Municipal criou um pacote de benefícios fiscais para salvaguardar o tecido empresarial existente e atrair novos investimentos”, indicou o autarca.

Lembrou, também a propósito, o programa de apoio a rendas comerciais lançado pela autarquia que garante até seis mil euros por ano a empresas locais que desenvolvam atividade nas áreas do comércio e dos serviços no concelho.

No seu discurso, Pedro Nascimento Cabral falou ainda de uma Ponta Delgada que está a aplicar medidas concretas para se assumir “como uma verdadeira Smart City”, a promover a transformação digital do comércio tradicional, e que encontra no turismo um impacto relevante e positivo nos restantes setores de atividade económica do concelho.

Contudo, frisou, a aposta no desenvolvimento do turismo está a desenvolver-se de forma responsável, sustentada em medidas que “não comprometam as mais-valias” patrimoniais e naturais que diferenciam Ponta Delgada “do resto do mundo”.

“O que fazemos, faz parte de uma lógica concertada entre as políticas públicas, as empresas e as instituições, para que avancemos sempre com ações concretas em defesa de uma cidade ecológica, que abraça o paradigma da sustentabilidade com convicção. É este o posicionamento competitivo que nos diferencia”, sustentou o autarca.

Para Pedro Nascimento Cabral, o perfil de turismo nos Açores “passa pela valorização da nossa natureza”, enquanto que “o perfil de investidores passa pela abertura da Região aos interessados em conhecer e dinamizar o nosso potencial para investimentos que promovam o desenvolvimento económico das comunidades locais”.

A terminar, e aproveitando os vários dirigentes desportivos presentes, o autarca abordou o quadro de investimentos e a importância atribuída pelo município ao desporto, enquanto fator determinante da promoção de “hábitos de vida saudáveis” e garante de “retorno no desenvolvimento social e económico” do concelho.

Além do discurso do Presidente do Município, o jantar-debate contou ainda com as intervenções de Lord Jonathan Marland e do CEO da SIGA, Emanuel Macedo de Medeiros.

Lord Jonathan Marland, que foi também foi Ministro de Energia e Mudança Climática e é membro da Câmara dos Lordes, classificou os Açores como “um exemplo” ao nível da salvaguarda da sustentabilidade.

“Este é um lugar majestoso que as pessoas querem visitar e que valoriza a grande importância que as alterações climáticas e a sustentabilidade terão na vida das gerações vindouras. E é fantástico que tenham abraçado esse desafio, porque esse é o futuro e também o ecoturismo terá um papel substancial a esse nível”, disse, numa intervenção em que relevou também a importância de se combater a corrupção no desporto.

Já o CEO da SIGA agradeceu o apoio fundamental da Câmara Municipal de Ponta Delgada ao projeto que tem como objetivo devolver os mais nobres padrões de integridade e transparência ao desporto.

“É um apoio que não exige contrapartidas e que partilha do entendimento de que o desporto é um setor que pode desempenhar um papel determinante na sociedade e na economia”, frisou Emanuel Macedo de Medeiros.

PUB