Mais de 100 atividades destacando a importância do oceano para a vida no planeta já começaram a decorrer em Portugal no âmbito do Dia Mundial da Terra, que se assinala na segunda-feira, indicou a Fundação Oceano Azul.
Em comunicado, a fundação criada pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos e proprietária do Oceanário de Lisboa adianta que “o oceano é a nossa terra” volta a ser o tema das iniciativas que apoia desde 2020 a propósito do também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra e que este ano se realizam até dia 24.
As atividades “para sensibilizar, educar e despertar a curiosidade para a proteção” dos oceanos, que decorrem “de norte a sul do país e ilhas”, foram planeadas por mais de 70 associações, organizações não-governamentais (ONG), entidades e organizações públicas e privadas.
Concursos, desafios, ‘quizzes’ ou jogos; aulas de surf; cursos e ‘workshops’; exposições e exibições artísticas; limpezas de praia, margens de rios e subaquáticas; palestras, seminários e conferências fazem parte do programa de celebrações divulgado pela Oceano Azul.
Previstas estão, entre outras, uma iniciativa sobre ‘Biodiversidade e cadeias alimentares’, que começou na segunda-feira e vai decorrer até dia 19 no Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, e uma ação de Limpeza e Sensibilização no estuário do Sado, organizada pelo – NIAT Grupo de Proteção Ambiental e que se realiza na quarta-feira, assim como, no dia 20, uma atividade de monitorização de lixo marinho e limpeza na praia da Cruz Quebrada. A Problemática da Pesca Fantasma é o tema da iniciativa planeada pela organização de conservação do ambiente Ghost Diving Portugal para dia 24.
O objetivo é “demonstrar que é possível combater e contribuir para resolver os problemas atuais que o oceano enfrenta ao unir, numa celebração conjunta, organizações que atuam na área da conservação do oceano, sensibilizando a sociedade para a importância do oceano no equilíbrio planetário”, refere a fundação.
O Dia Mundial da Terra, comemorado pela primeira vez em 1970, é assinalado todos os anos em mais de 190 países, numa manifestação do compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do planeta.
A organização EARTHDAY, que visa mobilizar a sociedade civil, estabeleceu como tema para o Dia Mundial da Terra 2024 “Planeta versus Plásticos”, indicando no seu ‘site’ que se exige “uma redução de 60% na produção de TODOS os plásticos até 2040”.
A EARTHDAY.ORG “é inabalável” no seu “compromisso de acabar com os plásticos em prol da saúde humana e planetária”, refere.