O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença, na noite de segunda-feira, na cerimónia que assinalou o quinto aniversário da Agência Espacial Portuguesa, reiterando na ocasião o empenho do Executivo no setor.
“O Governo dos Açores está verdadeiramente empenhado em manter um compromisso de investimento público e, com o nosso posicionamento geoestratégico, ser um parceiro decisivo na política europeia para o espaço”, sustentou o governante.
José Manuel Bolieiro falava na Estufa Fria, em Lisboa, numa sessão em que esteve acompanhado pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão.
Para o Presidente do Governo, o campo do espaço representa uma “oportunidade de prestígio e rendimento” para os Açores, com a “promoção da ciência e inovação”, nomeadamente com a implementação de um verdadeiro centro tecnológico espacial em Santa Maria .
“Na geografia terrestre somos pequenos e ultraperiféricos, mas no mar e no espaço somos enormes e centrais”, reforçou o governante, falando perante dezenas de especialistas do setor.
José Manuel Bolieiro homenageou ainda na ocasião o papel dos cientistas, que, com a sua competência e sabedoria, “acrescentam saber à boa decisão política” que deve ser tomada.
O Governo dos Açores, acompanhando a evolução do setor espacial ao nível mundial, nos planos político e económico, e percebendo o valor geoestratégico da Região para o seu desenvolvimento, também adotou uma estratégia para o espaço.
Nesta estratégia, que se articula com a estratégia nacional e a estratégia europeia, é tido como elemento central a participação da Região na Agência Espacial Portuguesa.
A recente aprovação de um quadro legislativo adaptado a esta realidade permite o estabelecimento dos instrumentos jurídicos de regulação das atividades espaciais em Portugal e, no caso concreto dos Açores, com a participação ativa e determinante do Governo da Região.
A participação dos Açores na Agência Espacial Portuguesa assegura, assim, a articulação e cooperação na implementação do setor espacial na Região, com foco no desenvolvimento do Ecossistema Espacial de Santa Maria.