O deputado do PSD/Açores Paulo Rui Chaves destacou hoje a “paz social” que se vive no setor agrícola regional, considerando que resulta da “boa governação” levada a cabo pela Coligação PSD/CDS/PPM e os “bons resultados conseguidos” no setor.
Falando durante a discussão do Programa do Governo, o social-democrata vincou que “os Açores vivem um momento de paz social no setor, ao contrário do que se passa no Continente e na Europa. E isso tem a ver com a estratégia da qualidade intrínseca, criada por este Governo, e que passou das palavras aos atos”.
“As linhas orientadoras do Executivo para a legislatura resultaram num crescimento agroprodutivo”, sendo que os Açores “diminuíram a dependência externa na alimentação animal, aumentando em mais de 1000 hectares a área de produção de milho, face a 2020, e atingindo um quantitativo recorde”, explicou.
Paulo Rui Chaves referiu que “a área da fruticultura subiu 20%, pois produziu-se mais fruta, fortalecendo um dos objetivos que é tornar os Açores também numa região produtora de fruta”.
Também no tocante às produções agrícolas, “os Açores beneficiaram de mais de 1000 hectares de pastagens biodiversas, tendo também crescido as produções qualificadas DOP e IGP”, disse o deputado, dando como exemplo “o número de produtores de mel DOP que, em 2023, subiu 50%, relativamente a 2020”.
Igualmente, “a quantidade de carne IGP produzida aumentou 11% em 2023, comparativamente a 2020”, e o vinho certificado expedido “atingiu um recorde em 2022, com cerca de 62 mil litros, ultrapassando as 60 marcas e as 100 referências comerciais”, sublinhou Paulo Rui Chaves.
O deputado do PSD/Açores lembrou que, em 2022, o total das expedições de bens agrícolas “atingiu o valor mais alto dos últimos seis anos, passando de 288,8 milhões de euros em 2016, para 409,16 milhões de euros em 2022”.
“E em 2023, comparativamente a 2021, verificou-se um aumento da qualidade do leite produzido, comprovado pelas quantidades de proteína e gordura”, concluiu.