O XXVI Além Mar Rali TAC, primeira prova do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR) e do Troféu de Ralis de Asfalto Açores em 2024 terá o seu centro nevrálgico, e a realização de uma Super-Especial na cidade da Praia da Vitória.
O evento, a cargo do Terceira Automóvel Clube (TAC), corre-se nos dias 5 e 6 de abril, contando com 10 provas especiais de classificação e cerca de 76 quilómetros cronometrados em piso de asfalto. As partidas, chegadas, Parque de Assistência e apresentação das equipas terão todas lugar na Cidade de Nemésio.
Segundo o presidente do TAC, Paulo Silveira, a colaboração com a autarquia da Praia da Vitória “insere-se numa descentralização das nossas provas, também no sentido de chegar a outros públicos por parte do principal patrocinador das mesmas, a Fábrica de Tabaco Estrela, através da marca Além Mar”, explicou.
No ano que antecede as Bodas de Ouro do clube sedeado em Angra do Heroísmo, “trata-se também de uma evocação histórica, já que o primeiro Rali Ilha Lilás, segunda prova oficial do TAC, em 1978, teve partida, chegada e prova de slalom precisamente na Praia da Vitória, sendo esta uma opção pontual, com os objetivos referidos”, pois o Além Mar Rali Ilha Lilás deste ano, em setembro, terá a habitual configuração, na Cidade Património Mundial.
Já divulgados foram igualmente os apoios a atribuir às equipas de fora da Terceira, “num valor até 370 euros, mediante as faturas das respetivas despesas com os transportes das equipas e das viaturas de prova”, disse também o dirigente.
Paulo Silveira não deixou de sublinhar “o constante aumento dos custos para pôr as nossas provas na estrada, mediante também os padrões de qualidade a que o TAC tem habituado concorrentes e público, uma vez que todos os valores têm aumentado, com exceção dos apoios recebidos que, sendo naturalmente essenciais, praticamente não chegam para pagar as despesas de cada rali”, avançou.
“Desde o policiamento, às taxas, seguros e demais material para a prova, o custo de cada rali vai subindo todos os anos e, por mais que o TAC – um clube que se tem valido pelas suas contas certas e cumprimento de todos os compromissos – tente baixar a fatura, a verdade é que se está a tornar quase inviável fazer ralis, mesmo com todas as ajudas, que não nos cansamos de agradecer”, enfatiza Paulo Silveira.
O CAR 2024 arranca então a 5 e 6 de abril (Além Mar Rali TAC), na Terceira, em asfalto, seguindo-se duas provas em terra, o Rali Ilha Azul (24 e 25 de maio), no Faial, e o Além Mar Rali (28 e 29 de junho), em São Miguel. Vão depois ser corridas três provas em asfalto: o Explore Santa Maria Rali (9 e 10 de agosto), o Além Mar Rali Ilha Lilás (20 e 21 de setembro), na Terceira, e o Picowines Rali (18 e 19 de outubro), terminando a temporada novamente em terra, com o Azores Rallye, que se disputa a 15 e 16 de novembro.