Rui Cordeiro, Regional Manager da SGS, nos Açores e Madeira

A SGS, quer proporcionar aos responsáveis de serviços técnicos, financeiros, turísticos, de saúde ou serviços públicos em geral, uma formação sólida e atualizada, de modo a capacitá-los para enfrentar os desafios do mercado atual. Este é o grande objetivo da Pós-Graduação em Excelência e Sustentabilidade na Gestão Serviços, uma iniciativa da SGS Academy, a academia de formação da SGS, empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação, numa parceria com a Escola Superior de Tecnologias e Administração da Universidade dos Açores. As inscrições terminam a 19 de fevereiro e o curso começa a ser ministrado em março.

Para nos explicar melhor, em que é que consiste este curso, recebemos o Dr Rui Cordeiro, Regional Manager da SGS, nos Açores e Madeira, numa entrevista conduzida por Paulo Melo, para o jornal Açores 9 e Açores 9 Rádio.

Açores 9: Fale-nos um pouco sobre a nova Pós-Graduação em Excelência e Sustentabilidade na Gestão de Serviços que a SGS e a Universidade dos Açores estão a lançar

Rui Cordeiro: Estamos muito entusiasmados com o lançamento desta Pós-Graduação. Focada na Excelência e Sustentabilidade no setor de serviços, especialmente nas Regiões Autónomas, acreditamos que este curso, da SGS em parceria com a Universidade dos Açores, vai contribuir para o fortalecimento das organizações desta área, mas também vai enriquecer as carreiras dos profissionais envolvidos.

Açores 9: Refere que esta Pós-Graduação é uma parceria entre a SGS – Sociedade Geral de Superintendência e a Universidade dos Açores. Que valor acrescentado é que esta parceria traz?

Rui Cordeiro: A SGS é uma marca forte, com presença internacional, reconhecida como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Este estatuto só acontece porque temos excelentes profissionais a trabalhar nestas e noutras áreas – alguns dos quais serão docentes nesta Pós-Graduação. Os restantes docentes, por sua vez, também têm um histórico profissional de excelência, pelo que poderão contar com uma aprendizagem prática e robusta que, claro, só nos é possível através da parceria que estabelecemos com a Universidade dos Açores.

Açores 9: O que torna este curso único?

Rui Cordeiro: A abordagem prática e aplicada é o que destaca esta pós-graduação. Contamos com docentes muito experientes e com casos de estudo relevantes, com “insights” práticos para os alunos. A colaboração com algumas das principais organizações do setor de serviços enriquece ainda mais, naturalmente, o conteúdo do curso.

Rui Cordeiro, Regional Manager da SGS, nos Açores e Madeira

Açores 9: Que tipo de conteúdos serão abordados?

Rui Cordeiro: Temos diversos módulos, cada um com as suas especificidades. No módulo de “Qualidade Geral na Prestação e Serviços”, vamos abordar temas específicos aplicados a vários tipos de serviços, incluindo seminários setoriais que envolvam o público. Já no módulo de “Liderança de Equipas de Serviços”, vamos tratar das dinâmicas muito próprias dos recursos humanos nesta área. Se olharmos para o módulo da “Inovação e Design Thinking no setor dos serviços”, vamos dar ferramentas aos alunos que lhes permitirão aplicar métodos criativos para resolver e otimizar serviços. Na vertente da Sustentabilidade, serão abordados muitos temas atuais e futuros – as auditorias e os relatórios de sustentabilidade, a governança nos serviços, etc.

Estes são apenas alguns exemplos, mas cada módulo foi cuidadosamente concebido para proporcionar conhecimento prático e aplicável, que vá ao encontro das necessidades atuais do mercado e das tendências futuras.

Açores 9: Que saídas profissionais existem para os futuros alunos deste curso?

Rui Cordeiro: Essencialmente, os alunos saem deste curso preparados para enfrentar desafios reais do setor dos serviços e para aplicar soluções de práticas de excelência e sustentabilidade nas empresas onde se inserirem – algo que é cada vez mais valorizado por todos nós. Desde a gestão de operações de serviços até à consultoria em sustentabilidade e a liderança de equipas de serviços, todas estas são opções de saída profissional para os futuros alunos desta Pós-Graduação. E, claro, fruto da parceria da SGS com a Universidade dos Açores, podem abrir-se portas para oportunidades de networking e potenciais ofertas de emprego.

Açores 9: O curso é realizado em formato híbrido. Como funciona este regime em concreto?

Rui Cordeiro: O curso é principalmente online, com cerca de 80% do conteúdo a ser lecionado virtualmente. Os restantes 20% serão presenciais, tornando o programa acessível aos alunos de todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores e aos alunos de fora do arquipélago. Facilita a participação de profissionais de diferentes localizações, sem perder a sua dimensão de contacto presencial e de “networking”.

Açores 9: Há algum apoio financeiro disponível para os alunos?

Rui Cordeiro: Sim. Para os residentes nos Açores, há a possibilidade de obterem um apoio de cerca de 70% da propina, através do Programa excecional do Plano de Recuperação e Resiliência – Qualifica-Superior. A nosso ver, é uma oportunidade única e mais um ótimo motivo para os interessados se inscreverem.

Açores 9: Como podem os interessados inscrever-se?

Rui Cordeiro: As inscrições são limitadas, por isso, recomendamos que os interessados garantam a sua vaga o quanto antes. Podem fazê-lo ao contactar-nos diretamente para a nossa delegação da SGS, nos Açores, para a Universidade dos Açores ou através dos links disponíveis nas nossas redes sociais.

Mais informações sobre o curso Pós-Graduação em Excelência e Sustentabilidade na Gestão Serviços, clique no link: https://bit.ly/3SyzZt6