O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para domingo nos Açores, dia de eleições regionais no arquipélago, céu nublado mas com abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e temperaturas de 18 a 19 graus.

“No domingo, prevê-se céu nublado com abertas. No entanto, vamos ter a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações que irá começar a condicionar o estado do tempo nas ilhas do grupo ocidental [Flores e Corvo] para o final do dia e no grupo central [Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira] a partir da noite, trazendo chuva, mas que uma maneira geral será fraca”, disse à Lusa a meteorologista Elsa Vieira.

Segundo a meteorologista da delegação dos Açores do IPMA, está também previsto um aumento da nebulosidade no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

“Em relação ao vento vai soprar de sul/sueste moderado a fresco com rajadas entre 50 e 60 quilómetros por hora”, disse.

No que diz respeito às temperaturas, Elsa Vieira adiantou que as mínimas serão de 14/15 graus e as máximas 18/19 em todo o arquipélago.

Em 11 de dezembro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou a dissolução da Assembleia Legislativa dos Açores e a marcação de eleições regionais antecipadas, na sequência do chumbo do orçamento regional para este ano.

O executivo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM), chefiado por José Manuel Bolieiro, deixou de ter apoio parlamentar maioritário desde que um dos dois deputados eleitos pelo Chega se tornou independente e o deputado da Iniciativa Liberal rompeu com o acordo de incidência parlamentar, em março.

Às eleições de 04 de fevereiro concorrem, no total, 11 candidaturas, incluindo três coligações.

Segundo a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI) estão inscritos 229.830 eleitores.