Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual.

Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!

Para a mulher realizar o sonho de ser mãe e ter uma gravidez viável, há que investigar a fertilidade masculina, no mínimo cerca de 90 dias antes.

O processo de produção de espermatozoides requer uma serie de nutrientes, como antioxidantes (coenzima-Q10, vitamina C) e fitoquímicos (resveratrol, curcuma).

O primeiro exame que deve ser realizado, para avaliar a saúde dos espermatozoides, é o espermograma.

Os critérios mais importantes a ter em consideração são: a concentração, o movimento e a forma.

Quando há alterações na concentração (menor que 40M/ml) ou no número de espermatozoides progressivos abaixo de 32 ou o valor de espermatozoides perfeitos está abaixo de 4% , tudo isso já causa impacto na fertilidade.

Além destas situações deve-se avaliar o DNA dos espermatozoides, quando existe, por exemplos um aborto e despistar as doenças testiculares que impactam na fertilidade masculina.

Das várias doenças testiculares temos por exemplo e mais comum, o varicocele que é uma dilatação das veias dos testículos que leva a uma acumulação de sangue e danifica os espermatozoides.

O varicocele poder ser facilmente solucionado através de cirurgia e consegue-se melhorias significativas na qualidade dos espermatozoides.

Outro exemplo é uma alteração na produção de testosterona e na função testicular e consequentemente na produção e qualidade do esperma.

Uma avaliação aprofundada do funcionamento da tiroide é uma estratégia para normalização da função tiroideia e da testosterona e assim melhorar a qualidade dos espermatozoides.

Como terapia base para qualquer patologia é unanime o suporte alimentar através da implementação de hábitos alimentares saudáveis e uma nutrição funcional, bem como um estilo de vida ativo.

É importante que nos 3 meses antes do casal pensar engravidar, o homem deve realizar um espermograma e analises bioquímicas gerais de modo a avaliar os vários minerais e vitaminas, bem como o funcionamento hormonal que possa causar impacto na produção de espermatozoides de qualidade.

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias.

E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!