Vasco Cordeiro avançou esta sexta-feira que o PS, sendo Governo Regional, voltará a investir no aumento do número de creches e de vagas em lares de idosos, para ajudar as famílias Açorianas.

O candidato do PS a Presidente do Governo Regional dos Açores falava após visitar o Centro de Apoio à Infância da Casa do Povo de Rabo de Peixe, valência que visitou acompanhado da lista socialista candidata por São Miguel ao Parlamento dos Açores.

“É necessário investir com urgência em novas creches para aumentar a oferta de creches para os pais e as crianças Açorianas. O Governo Regional da coligação apostou, fundamentalmente, em aumentar a capacidade de acolhimento das infraestruturas que já existiam e aquilo o PS/Açores entende que é importante, é investir na criação de novas creches”, frisou o Presidente do PS/Açores.

Vasco Cordeiro assumiu o compromisso de, na próxima legislatura, “incentivar a frequência dos centros de atividades de tempos livres”, uma vez que estes são “espaços que ajudam à formação cívica e social das crianças”.

“Essas medidas de incentivo devem ser tomadas para garantir que, cada vez mais, há a possibilidade dos pais porem os seus filhos a frequentar essas valências”.

Vasco Cordeiro realçou, igualmente, a “necessidade de aumentar o número de vagas em lares de idosos”, nos Açores.

“Há necessidades que nos parecem óbvias e há, sobretudo, um desafio de pressão demográfica de uma população que está a ficar envelhecida e que naturalmente que essa resposta é necessária para satisfazer as necessidades que neste campo se revelam”, apontou o socialista.

Vasco Cordeiro salientou também que o Governo Regional do PS “reforçará a componente intergeracional, fomentando o contacto entre idosos e as crianças, neste tipo de espaços”.

“É preciso continuar a investir na componente intergeracional. Para além dos investimentos que estavam já programados e que vinham do Governo Regional anterior, da responsabilidade do PS, julgo que é possível fazer-se mais e, na parte dos centros de atividades de tempos livres, fazer mais e melhor é um compromisso e é uma prioridade do Partido Socialista”, garantiu o candidato socialista a Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.