A estrada regional de acesso à freguesia da Feteira Pequena, no concelho do Nordeste, Açores, está encerrada à circulação automóvel por haver “perigo iminente” da queda para a estrada de “uma pedra de grandes dimensões”, foi hoje revelado.

De acordo com a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em causa está “uma pedra de grandes dimensões que se encontra em risco de cair da ravina para a estrada, com as consequências que daí podem advir para a segurança de pessoas e bens” naquela estrada regional no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.

Segundo uma nota de imprensa, elementos da direção regional das Obras Públicas “estão no terreno há já alguns dias” para resolver o problema, que se apresenta “bastante complexo”, devido à “grande dimensão” da pedra e o perigo que representa.

“A solução encontrada foi a colocação de cimento expansivo para demolir a pedra, o qual exerce nas paredes do furo onde é colocado uma força que permite a fragmentação do maciço. Os trabalhos prosseguem e deverão ficar concluídos até final de dezembro”, lê-se na nota.

Enquanto a estrada estiver encerrada à circulação automóvel, todas as pessoas que necessitem deslocar-se para as freguesias de Feteira Grande e Algarvia podem fazê-lo, “em segurança”, através da via municipal e da SCUT (sem custos para o utilizador) pelo nó da Achada e pelo nó da Algarvia, adianta a mesma fonte.