Vasco Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu

O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje que é preciso “recuperar o ritmo de decisão, de investimento público e de progresso” em cada uma das nove ilhas do arquipélago.

Durante uma visita ao parque habitacional do aeroporto da ilha de Santa Maria, Vasco Cordeiro referiu que, nos contactos realizados por todas as ilhas do arquipélago dos Açores, tem constatado “a necessidade de recuperar o tempo perdido em algumas áreas e em alguns assuntos que são importantes”.

“De recuperar o ritmo de decisão, de investimento público, de progresso, de medidas que ajudem ao desenvolvimento das comunidades e de cada uma das nossas ilhas”, especificou.

O presidente do PS açoriano referiu que, na ilha de Santa Maria, “isso é particularmente notório em três áreas fundamentais”: na habitação, nos transportes e no setor aeroespacial.

Em declarações à comunicação social, particularizou que, na zona do aeroporto de Santa Maria, “há necessidade de disponibilização de habitação” e de recuperar algumas das habitações que já existem.

“Esse aspeto é fundamental. A nossa leitura é que é necessário recuperar o tempo perdido, que ao longo destes últimos três anos [na governação da coligação PSD/CDS-PP/PPM] não permitiu que isso fosse feito de forma efetiva”, declarou.

Na sua opinião, nos transportes marítimos de mercadorias e de passageiros, com as decisões tomadas pelo atual executivo de coligação, a ilha de Santa Maria “ficou mais distante” e “isso é importante que seja tido em conta”.

“Um terceiro assunto onde se nota também esta necessidade de recuperar o tempo perdido, tem a ver com a questão do projeto espacial para Santa Maria, com aquilo que era um conjunto de matérias que estavam já encaminhadas [e] em fase de decisão”, declarou o líder do PS/Açores.

Segundo o responsável, o concurso previsto “não avançou” por decisão do atual Governo e “foi decidido retomar tudo do início”.

“O que é facto é que hoje, três anos depois, estamos no vácuo, estamos, no fundo, no vazio. Ouvi que, recentemente, foi aprovada legislação a nível nacional, mas isso não resolve a questão do ponto de vista prático”, admitiu.

Vasco Cordeiro defendeu a necessidade de o projeto ser recuperado “como uma das vias de desenvolvimento e de progresso para a ilha, com tudo aquilo que isso tem de consequências e de efeitos positivos, quer em termos de desenvolvimento económico, de criação de riqueza, mas também de criação de emprego”.

“É necessário também aqui, em Santa Maria, recuperar o ritmo de coesão, de progresso, de desenvolvimento. Recuperar o tempo perdido, naquilo que são projetos essenciais para os marienses, para a ilha de Santa Maria, e, sendo importantes para os marienses e para a ilha de Santa Maria, são claramente importantes para os Açores”, rematou.

PUB