A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores considerou hoje que a classificação do arquipélago como “Melhor Destino de Aventura do Mundo”, pelo ‘World Travel Awards’ de 2023, prestigia a região.
“A nossa região ganha, assim, mais prestígio e consolida a sua posição única a nível mundial no turismo de aventura e de natureza. Somos um paraíso único no mundo, capaz de proporcionar experiências inesquecíveis”, refere Berta Cabral.
Citada numa nota da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas publicada hoje na página oficial do Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a governante recorda que, durante três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022), os Açores “foram classificados como o Melhor Destino de Aventura da Europa”.
Agora, a nova conquista vem “reconhecer o trabalho que se tem vindo a desenvolver no sentido de colocar a região nos mais altos patamares do turismo a nível mundial”, salienta.
Berta Cabral destaca também o facto de serem cada vez mais as iniciativas que se realizam um pouco por todas as nove ilhas do arquipélago e que evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para os Açores enquanto destino de eleição “para a criação de valor económico e, por conseguinte, para o bem-estar das populações”.
“O PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores) identifica claramente o turismo de natureza, numa ótica sustentável, como a grande prioridade, onde toda a componente ativa, de aventura e desportiva tem uma relevância fundamental para a experiência”, aponta.
A secretária regional lembra igualmente que o PEMTA “acredita no enorme potencial da sustentabilidade, num setor que é transversal a toda a economia e assume um importante compromisso também com a população em geral”.
O turismo, precisamente pela sua transversalidade, apresenta-se, cada vez mais, como “a alavanca da economia regional”, sendo “muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação”, acrescenta.
O novo reconhecimento mundial vem comprovar que os Açores “são mesmo um caso internacional de sucesso na área do turismo sustentável”, considera a governante, insistindo que a região é “um destino de excelência todo o ano e com experiências muito diversificadas e ricas”.
“Temos um clima ameno, muito apelativo à generalidade dos mercados emissores. Temos maravilhas naturais que podem ser desfrutadas em qualquer altura do ano e que no inverno até têm um misticismo especial, como os trilhos pedestres, o ‘birdwatching’ ou o ‘canyoning’”, salienta Berta Cabral.
A gala de entrega dos prémios ‘World Travel Awards’ de 2023 realizou-se na sexta-feira, no Dubai.