Hoje vamos falar sobre A Nutrição dos Espermatozoides.
No fim-de-semana passado foi palestrante no 1º Congresso Europeu de Nutrição Integrativa Funcional onde reuniu muitos profissionais de saúde de várias áreas, desde nutricionista, médicos de medicina integrativa, medicina chinesa, terapeutas holísticas, farmacêuticos e psicólogos, entre outros.
É um ambiente onde todos temos uma visão sobre a saúde do ser humana muito mais integrativo e funcional. Isso significa que o principal objectivo é a prevenção da doença, mas caso já haja doença que ela seja silenciada e controlada – pois a nossa conduta é ir á causa dos sintomas das pessoas e encontrar as respostas que muitas vezes a terapêutica adotada não está a resultar bons resultados.
Par quem já acompanha o meu trabalho, sabe que o meu foco de atuação é a fertilidade dos casais com base na nutrição funcional para tornar óvulos e espermatozoides nutridos.
Além disso o meu Método da Fertilidade – os 10 Piles by Noélia Arruda tem como diferencial a investigação da fertilidade da mulher e do homem com a mesma profundidade. Por isso, quis partilhar com todos os profissionais do congresso a minha palesta sobre a nutrição na fertilidade masculina.
Iniciei a palestra apresentando todas as analises e exames que o homem deve fazer para podermos assegurar a fertilidade do homem. É de considerar que a infertilidade masculina pode ter causas pré-testiculares, testiculares, pós-testiculares e desconhecidas, contudo os artigos científicos são unanimes em referir o poder da nutrição na melhoria e atuar como coadjuvante em todas essas causas.
Muitos artigos científicos apresentados referem que todas as alterações nos espermatozoides devem-se em primeiro lugar a deficits nutricionais por uma alimentação desequilibrada e desadequada bem como a um estilo de vida mais sedentários, com mais stress, consumo excessivo de álcool e exposição a radiações tanto por telemóveis e computadores bem como por cosméticos e alimentos.
As estratégias apresentadas foram baseadas na dieta mediterrânica que é sem duvida a que trás maiores benefícios para a saúde do homem, fertilidade masculina e nutrição dos espermatozoides.
É neste sentido que a adoção de hábitos alimentares saudáveis, certificar que os consumos alimentares são seguros e que toda a envolvência do estilo de vida e relacionamentos têm um impacto transformador na propagação da nossa espécie humana.
Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde?
Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!