A construção de 23 novas habitações no empreendimento dos Foros, em Vila Franca do Campo, nos Açores, foi adjudicada por 2,1 milhões de euros, acrescidos de IVA, anunciou hoje o Governo Regional.

A obra, segundo uma nota divulgada no ‘site’ do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), terá um prazo de execução de 540 dias e será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Citado na nota, o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, recorda os “longos anos de inoperância” relativamente a este empreendimento, na ilha de São Miguel, com muitos anúncios, “mas, todos sem concretização”.

“Em julho de 2020, nas vésperas das eleições regionais desse ano, a então Secretária Regional da Solidariedade Social, anunciou a compra do empreendimento e o início da obra em agosto”, lembrou.

Contudo, já depois de assumir funções, o atual executivo concluiu que a decisão anterior “não garantia os melhores interesses da região e avançou para a aquisição antecipada, junto do Banco BPI, S.A pelo valor de um milhão e sessenta e um mil euros em janeiro de 2022”, acrescenta Artur Lima.

Na nota, o Governo Regional lembra ainda que, no âmbito do PPR, o executivo açoriano já lançou concursos para mais de 150 reabilitações e cerca de 50 novas construções.

Até ao final do ano, é referido, prevê-se o lançamento de concursos para a construção de 124 novas habitações e mais de 100 reabilitações de moradias do parque público da região, a par de “três novas empreitadas para a construção de infraestruturas e três novos loteamentos dos Fenais da Luz, Ribeira das Tainhas e Feteiras”.

PUB