A secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego participou, na terça-feira, numa reunião com diretores das escolas profissionais açorianas para preparação da candidatura a apoios para aquisição e modernização de equipamentos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Segundo a secretária regional Maria João Carreiro, a Medida M9 (Apoio às Escolas Profissionais com intervenção na Formação e Reconversão Profissional de Adultos dos Açores) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Região (C06: Qualificações e Competências) disponibiliza 5 milhões de euros para que as escolas profissionais dos Açores possam responder aos desafios da formação e digitalização com novos equipamentos.

“Os apoios à modernização das escolas profissionais configuram um investimento na formação e qualificação profissional nos Açores. Com novos equipamentos, os açorianos vão ter acesso a uma prática formativa cada vez mais adaptada nomeadamente aos desafios da transição digital no âmbito da formação à distância, por exemplo”, disse a governante.

Na reunião, Maria João Carreiro “sensibilizou as escolas profissionais para a importância do cumprimento dos procedimentos e prazos de candidatura a um modelo de financiamento que é novo para todos, adiantando que, também por diligência do executivo açoriano, foi criada uma única fase de candidaturas, contrariamente à prevista criação de diferentes fases de candidatura até 2026”, de acordo com uma nota publicada no ‘site’ do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

PUB