O Jornal Açores 9 e a Açores 9 rádio estiveram à conversa com Marisa Oliveira, a vocalista da banda açoriana The Code que nasceu em 2012. “É o amor”, “Vai” e “Fly Higher” são alguns dos seus maiores sucessos.
A paixão pela música começou desde cedo, contou Marisa Oliveira ao Açores 9. Desde que se lembra de ser gente, sempre gostou de cantar e até chegou a fazer parte de um coro. O sonho foi crescendo, e em 2005 conheceu alguns dos atuais membros da banda da qual já considera família. Na altura criaram a banda “Anjos Negros “, mas foi só em 2012, que nasceram os The Code.
A vocalista dos The Code tem 35 anos e nasceu na maior ilha dos Açores, na freguesia da Bretanha. Para além da banda, confessa que ainda tem muitos projetos e ambições. Atualmente, e como não consegue viver financeiramente só da música, a cantora trabalha como secretária numa empresa e também se dedica à confeção de queijadas que são vendidas na Churrascaria Dona Maria, nos Arrifes.
Foi durante a pandemia, que Marisa viu-se sem trabalho e redescobriu uma das suas outras paixões: a pastelaria. A cantora “arregaçou as mangas”, juntou-se à churrascaria onde também trabalham dois dos seus colegas de banda e começou por fazer umas bolachas saudáveis para a “malta do fitness”. Mais tarde, apostou na doçaria e nasceram as queijadas Dona Maria que ainda hoje fazem sucesso.
Durante a entrevista, Marisa revelou que a banda ainda está a lutar para que a sua música e o seu trabalho cheguem a Portugal Continental e que desistir não será opção. O último single “Voa” transmite muito daquilo que sente no interior e que também muitas pessoas sentem: “Nós estamos aqui no meio dos Açores, no meio do Atlântico (…) E não somos só nós por vezes, a sentir quase como um obstáculo vencer ou vingar na vida, principalmente na parte das artes.”
Ao longo de mais de uma década dos The Code, a vocalista recorda que um dos momentos mais marcantes enquanto banda foi em 2018, nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa. A banda viajou toda pela primeira vez com destino aos Estados Unidos da América e saíram de lá com dois prémios das quatro categorias em que estavam nomeados. “Para nós foi um grande feito porque sair daqui de Miguel e ir receber prémios para os Estados Unidos (…) quando revelaram que nós eramos os vencedores, nós não queríamos acreditar e este foi um dos grandes marcos.”
Num futuro próximo, a cantora dos The Code revela que um dos objetivos é lançar um álbum, “Os nossos fãs, quem nos acompanha está sempre a pedir um álbum e queremos ver se fazemos isso o mais rápido possível com os nossos maiores êxitos (…)” Além disso, Marisa Oliveira ressalta para novos lançamentos com participações especiais e acrescenta, que a banda vai experimentando coisas novas de forma, a acompanhar a evolução constante do mundo da música mas, sem nunca esquecer a essência dos The Code.