Sou Noélia Arruda, nutricionista e hoje vamos falar sobre a realidade da Fertilidade.

Cada vez mais os casais têm filhos mais tarde e depois quando querem engravidar, querem tudo para ontem. Não pode ser assim. É preciso pensar com, pelo menos, três meses de antecedência, cerca de 85 a 90 dias para produzir e nutrir os óvulos e espermatozoides. Há muitos casos de mulheres com patologias como endometriose, síndrome do ovários Poliquistico, patologias naturalmente inflamatórias, que quando existem, torna-se mais difícil engravidar sem uma orientação ao nível da alimentação, do estilo de vida, da higiene do sono, da atividade física, estudo das analises clínicas…. Tudo isso tem que ser trabalhado. Muitas vezes os médicos, confrontados com uma endometriose ou tiroidite de Hashimoto, dizem que é preciso fazer fertilização in vitro porque não vão engravidar. Não é bem assim…. Há uma série de nutrientes e mudanças alimentares que se pode contornar a situação e tornar a mulher mais fértil, independentemente da patologia.

E surge inevitavelmente a questão – o que fazer? Uma dieta para a fertilidade que envolve o consumo elevado de legumes e vegetais, pelas cores, pelos polifenóis que vão dar nutrientes ao organismo para que ele fique menos inflamado. Devemos usar mais alimentos ricos em gorduras boas como o azeite, frutos secos, proteínas de alto valor biológico como o peixe e os ovos, proteínas como feijão, grão e lentilhas. As leguminosas são fundamentais para a fertilidade. Deve ser uma alimentação livre de tóxicos e processados.

É uma área onde ainda há muito por fazer! Sou das poucas nutricionistas especializadas a trabalharem a nutrição na fertilidade. Por isso criei o Método da Fertilidade – os 10 pilares by Noélia Arruda onde apresento o passo a passo do que se deve ter em consideração antes de se avançar em tratamentos e fertilizações in vitro, que são muito dispendiosos. Com simples mudanças alimentares e percebendo a parte hormonal, avaliando o organismo, tapamos lacunas com nutrientes para que seja possível engravidar. Por exemplo, há mulheres que têm uma disbiose vaginal, sem saber… e isso danifica os espermatozoides…e por isso não conseguem engravidar…. Mas com um simples consumo de probióticos vaginais podemos melhorar e conseguir a gravidez.

Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!

PUB