O Comando Territorial da GNR dos Açores apelou aos cidadãos que contribuam com a cedência de artigos (documentos, fotos, equipamentos, fardamento, utensílios, entre outros) para uma exposição sobre a presença da Guarda Fiscal e da GNR no território.

Numa nota divulgada na rede social Facebook, a GNR refere que “o atual legado histórico da GNR no Museu Militar dos Açores, sito no Forte de São Brás, em Ponta Delgada, resume-se a dois capacetes honoríficos da GNR (infantaria e cavalaria)”.

Para corrigir a situação, o Comando Territorial, em parceria com o museu, iniciaram a recolha de material (equipamento, armamento, acessórios diversos, documentos, fotos, entre outros), quer da Guarda Fiscal, quer da GNR, dos quais se destacam dois uniformes da Guarda Fiscal (modelos de 1893 e de 1960), um uniforme da GNR (modelo de 1970), um uniforme de patrulha da GNR (modelo atual) e outro material de policiamento e vigilância.

“Estamos convictos de que existirá um enorme espólio de outros artigos, herdados dos nossos antepassados e que poderá ser de extrema importância histórica quando partilhado no Museu Militar dos Açores, numa exposição sobre a presença da Guarda Fiscal e da GNR na Região Autónoma dos Açores, que se pretende inaugurar precisamente no dia 17 de setembro de 2023 e que passará a fazer parte integrante deste espaço cultural”, salienta a GNR.

Os interessados em colaborar com a GNR podem fazê-lo através de contacto telefónico (Secção de Recursos Logísticos – pelo telefone 296 306 580) ou pelo endereço de correio eletrónico ct.acr.srlf.log@gnr.pt.

PUB