A obra de beneficiação do caminho do Cabeço do Fogo, nas Lajes do Pico, na ilha açoriana do Pico, inaugurada na quarta-feira, representou um investimento de 287.970 euros e incluiu a correção e pavimentação da via com asfalto betuminoso.
A intervenção, realizada numa extensão de cerca de 2.488 metros, foi inaugurada pelo secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, e pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Segundo o Governo Regional açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), “trata-se de um troço que liga a Estrada Regional N.º 1-2.ª na zona da Silveira, freguesia e concelho das Lajes, à Estrada Regional N.º 2-2.ª, junto ao Cabeço do Fogo”, que permite “ligações mais diretas e reduzidas entre estas duas vias”.
Na ocasião, o secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural manifestou a intenção do Governo Regional de “fazer os possíveis por lançar ainda este ano o concurso internacional para a construção do novo Matadouro do Pico, no valor de 5,7 milhões de euros”.
Por sua vez, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas assinalou que o caminho intervencionado “liga duas estradas regionais” e, “para além da sua função específica, é também um fator de acessibilidade, algo fundamental para a coesão social e económica” da ilha do Pico.