O deputado e líder do BE/Açores, António Lima, defendeu hoje a necessidade de se “avançar com rapidez” com as obras de recuperação do porto das Lajes das Flores, que foi danificado pelo furacão ‘Lorenzo’ e pela tempestade Efrain.

Em comunicado, a propósito de uma visita feita hoje à ilha das Flores, António Lima manifestou-se preocupado por “ter ouvido o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, a colocar como primeira hipótese, no que diz respeito às verbas da República relativas aos danos do furacão ‘Lorenzo’, a suspensão de obras, caso essas demorem a chegar”.

Em outubro de 2019, o furacão ‘Lorenzo’ destruiu o molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, que voltou a ser afetado em dezembro de 2022, devido à passagem da tempestade Efrain.

“Isso para nós é absolutamente inqualificável e nem pode estar em cima da mesa porque, se há problemas e discordância sobre a forma como as verbas devem chegar à região vindas do Governo da República, o Governo Regional tem que se entender com este e não pode, de modo algum, encontrar pretextos para atrasar ou não fazer esta obra”, afirmou António Lima.

O dirigente do BE/Açores frisou que “é inadmissível que o Governo Regional coloque sequer a hipótese de suspender esta obra”, sendo que, “com adiamento ou não do Governo da República, esta tem que avançar e no prazo mais rápido possível, de acordo com os trâmites legais”.

António Lima manifestou também “preocupação pela falta de desenvolvimentos e informação relativamente aos bens essenciais e gás, tendo em conta o que se passou no inicio do ano, devido aos danos causados pela tempestade Efrain”, uma vez que o Governo Regional “já anunciou que iria promover um armazenamento” destes bens.

O deputado considera que esta operação deverá ser feita durante o verão, por forma a que, no inverno, não se assista, face ao acentuar do mau tempo, a uma nova rutura de abastecimento de bens nas Flores.

De acordo com o líder do BE/Açores, a obra de emergência no porto das Lajes das Flores “poderá ajudar a mitigar os efeitos mas há que estar precavidos”.

O Governo dos Açores adjudicou, a 22 de abril, a empreitada de reforço do porto das Lajes das Flores, num investimento superior a 6,1 milhões de euros.

PUB