O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, está satisfeito com o aumento de empresas em Ponta Delgada e a forte queda nas insolvências.

Os dados apresentados pela consultora Iberinform destacam que o concelho de Ponta Delgada registou um acréscimo significativo de novas constituições de empresas (12%), durante o primeiro trimestre de 2023, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Por outro lado, o número de insolvências regista uma diminuição de 60%, durante os primeiros três meses do ano.

Estes indicadores revelam a confiança dos empresários em investir e criar emprego no concelho de Ponta Delgada, evidenciando a dinamização da economia local, sendo que Ponta Delgada foi a cidade do país onde foram constituídas mais empresas em janeiro de 2023.

Pedro Nascimento Cabral lembra que “o Município de Ponta Delgada está ao lado dos investidores e empresários”, tendo, entre outras medidas, criado um Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Para Fins Não Habitacionais que prevê apoios às rendas de espaços comerciais no concelho. Um programa que garante uma comparticipação que pode ascender aos 500 euros mensais e até ao máximo de 6000 euros anuais. Este apoio destina-se aos empresários que desenvolvam negócios nas áreas do comércio e dos serviços no concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada considera que estes indicadores demonstram o sentimento de confiança dos empresários em apostar na criação de novos negócios e aproveitar os mecanismos desenvolvidos pela gestão da autarquia na captação de novos investimentos.

“A taxa de derrama foi reduzida de 1,5 para 1 por cento. Em Ponta Delgada as empresas estão isentas de qualquer tributação até 150 mil euros de lucros. Implementamos uma política que é amiga do investidor e que permite alavancar novos negócios. Com estas medidas pretendemos catapultar Ponta Delgada para um patamar de excelência económica e de inovação nacional e internacional. A consultora Bloom Consulting reconheceu Ponta Delgada no Top 25 das melhores cidades do país para se viver, visitar, trabalhar e se investir”, sublinhou.