O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu hoje, na Ribeira Grande, à inauguração da obra de ampliação da creche da Casa do Povo da Maia, num investimento global de 133 mil euros e que consistiu na criação de um berçário para oito bebés.

“Esta obra consistiu na criação de um berçário com capacidade para oito bebés, dos quatro aos 12 meses e contou com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, anunciou.

“Estamos a falar num investimento global de 133 mil euros, que vem aumentar para 43 o número de vagas nesta creche”, prosseguiu.

O responsável pela área da Solidariedade Social referiu que este investimento diz respeito a uma “intervenção na infraestrutura do equipamento social” e à “aquisição do equipamento indispensável ao funcionamento do berçário como seja mobiliário, material lúdico-pedagógico ou eletrodomésticos”.

“Verificámos que havia grande procura pela resposta oferecida por esta creche e tivemos em consideração que esta instituição presta apoio a famílias de diferentes freguesias rurais”, salientou.

Segundo Artur Lima, esta inauguração tem um “caráter simbólico acrescido”, por se tratar de uma obra financiada por verbas comunitárias.

Apesar das “dificuldades” que têm existido no que respeita à execução do PRR, o governante defendeu que este é “mais um passo” que se está a dar, de muitos que “serão dados nos próximos meses”.

Além desta obra de ampliação na Maia, o PRR irá financiar a construção de uma creche em Santo António e a reabilitação da creche O Girassol, em Santa Cruz das Flores.

Artur Lima reiterou que o Governo dos Açores tem desenvolvido uma “política transversal para a infância” que assume “impactos concretos na vida das famílias”.

“Com este Governo, as creches tornaram-se totalmente gratuitas, uma medida de extraordinário alcance social, que permite, em geral, que cada família poupe até 200 euros mensais nos Açores”, realçou.

E continuou: “Melhorámos ainda o regime remuneratório das amas para atrair mais profissionais para esta atividade e abrimos novos cursos de formação de ama”.

O Vice-Presidente do Governo terminou, agradecendo o “inestimável trabalho realizado por todos aqueles que se envolveram nesta obra, ao nível da projeção, da empreitada e da fiscalização”.