Os Açores vão receber dezenas de iniciativas no âmbito do Dia Mundial da Terra, que se celebra sábado, visando contribuir para aprofundar a literacia sobre o oceano e desafiar a sociedade a focar-se no oceano, foi hoje anunciado.

As atividades, promovidas pela Fundação Oceano Azul e apoiado na região pelo programa ‘Blue Azores’, liderado pelo Governo dos Açores, têm o mote “o oceano é a nossa terra”, decorrem até segunda-feira, e pretendem “desafiar a sociedade a focar-se no oceano, tão fundamental para o planeta Terra”, lê-se num comunicado de imprensa.

Ao longo da semana, várias organizações locais estão a organizar várias iniciativas que contribuam para a proteção do oceano, com mais de 30 atividades por todo o arquipélago.

Este conjunto de atividades, promovido pela Fundação Oceano Azul e apoiado na região pelo Programa Blue Azores – liderado pelo Governo Regional dos Açores e centrado na proteção de 30% do Mar dos Açores através da implementação de Áreas Marinhas Protegidas.

As atividades, organizadas por associações, organizações não governamentais, entidades e organizações públicas e privadas, abrangem várias categorias: atividades educativas ou de literacia do oceano, concursos, desafios, ‘quizzes’ ou jogos, cursos e ‘workshops’, exposições e exibições artísticas, limpezas de praia, margens de rios ou subaquáticas, palestras, seminários e conferências.

As iniciativas que decorrem nos Açores abrangem vários formatos e temas, como por exemplo, a exposição ‘Mutatis Mutandis – A era do plástico’, que vai reunir, até sexta-feira, no Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, o trabalho desenvolvido por crianças e jovens de duas instituições.

O trabalho desenvolvido pelas crianças e jovens começou com ações de sensibilização sobre o lixo marinho e o seu impacto, a que se seguiu a limpeza da orla costeira, cujo lixo recolhido serviu de matéria-prima para o desenvolvimento dos trabalhos apresentados.

O Dia da Terra é atualmente assinalado em 193 países todos os anos, revelando a crescente consciencialização em relação à necessidade de proteger o oceano e o planeta.

O Programa Blue Azores é um programa colaborativo e liderado pelo Governo Regional dedicado aos ecossistemas marinhos e à implementação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP), para proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

PUB