Um homem de 23 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido por estar “fortemente indiciado da prática de vários crimes de furto qualificado” em Ponta Delgada, revelou hoje a PSP.

Em comunicado, o Comando Regional da PSP explica que o suspeito atuava, alegadamente, “sozinho, durante a noite, selecionando estabelecimentos situados em locais sem movimentação de pessoas”.

A autoridade policial suspeita que o detido se introduzisse nos estabelecimentos “através de arrombamento de portas e janelas”, direcionando-se “exclusivamente ao furto de quantias monetárias”.

“Os investigadores da PSP desenvolveram um conjunto de diligências que permitiram a recolha de prova que aponta inequivocamente este suspeito como autor de três furtos qualificados por ele praticados no interior de estabelecimentos comerciais”, avançou o Comando Regional dos Açores, em comunicado de imprensa.

Segundo a PSP, o homem de 23 anos, que tinha “antecedentes criminais”, foi detido na terça-feira, “fortemente indiciado da prática de vários crimes de furto qualificado, ocorridos na cidade de Ponta Delgada, fruto do resultado de análise e tratamento dos vários indícios que foram sendo recolhidos no âmbito de várias investigações”.

“Face ao perigo que o arguido representava de continuar a praticar crimes, a PSP decidiu pela sua detenção com recurso à modalidade processual de fora de flagrante delito emitido por Autoridade Policial”, revelou o Comando Regional dos Açores.

O detido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada, na quarta-feira, tendo sido determinado que “aguardasse os ulteriores termos do processo em prisão preventiva”.

Segundo a PSP, o arguido é “suspeito da prática de outros crimes da mesma natureza”, por isso “as investigações prosseguirão com fim de apurar da sua, eventual, responsabilidade criminal”.

PUB