Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz (GCTSC)

O convento de Santo António vai ser palco, mais uma vez, da iniciativa “Cantar Abril – músicas de intervenção”, pelo Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz (GCTSC), e terá lugar no dia 24 de abril, pelas 21h00. A entrada para o concerto será gratuita.

Convento de Santo António, na Lagoa

Esta iniciativa vem assinalar o aniversário do Dia da Liberdade comemorado em Portugal a 25 de abril. Faz, este ano, 49 anos desde que se deu a Revolução dos Cravos, que pôs fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar. O Movimento das Forças Armadas foi composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários e contou com o apoio da população portuguesa. 

Desta forma, a Câmara Municipal de Lagoa promove um concerto musical, a cargo do GCTSC, com um reportório musical preenchido por músicas de intervenção, celebrando, assim, os 49 anos da instauração da Democracia.

Recorde-se que, o GCTSC foi fundado a 26 de dezembro de 1996, surgindo por iniciativa conjunta de Clemente Cabral Raimundo, Maria da Conceição Tavares Martins Ponte, Maria de Lurdes Soares Ventura, Rosa Maria Silva Almeida Borges e Durval Manuel de Sousa Arruda.

A sua criação surgiu a partir de uma iniciativa espontânea deste grupo de santacruzenses, por altura das festividades natalícias. O seu objetivo inicial foi dar um colorido especial ao Natal na Lagoa, promovendo a tradição antiga de desejar boas festas natalícias a amigos e familiares.

A 14 de abril de 2000, deu-se a formalização do grupo, aquando da sua constituição como associação. Em 2009, o Grupo de Cantares de Santa Cruz foi distinguido com uma medalha de mérito, pela Câmara Municipal da Lagoa. No mês de maio, do mesmo ano, o grupo lançou o seu primeiro álbum “Ilhas de Encanto”. A 8 de dezembro de 2015, inaugurou a sua sede, no Polivalente em Santa Cruz/Lagoa. Em 2018, foi lançado o segundo álbum do grupo, com o nome «Germinações». O trabalho teve um primeiro lançamento a 19 de maio, no Auditório Carlos do Carmo, na cidade de Lagoa, no Algarve, e, depois, a 21 de junho, do mesmo ano, no Convento de Santo António, na Lagoa-Açores. Recentemente, o GCTSC lançou um álbum de músicas de Natal.

Atualmente, o Grupo de Cantares de Santa Cruz é composto por cerca de 40 elementos, tendo como diretor Artístico Álvaro Cabral e presidente Fernando Jorge Moniz.

PUB