O faroleiro António Medeiros é homenageado na sexta-feira, na ilha do Faial, nos Açores, com filmes de Pedro Serrazina e Gonçalo Tocha, assinalando os 105 anos do Farol da Ribeirinha, foi hoje revelado.
A homenagem ao faroleiro, de 93 anos e que cresceu no Farol dos Capelinhos, no Faial, integra-se na celebração do aniversário da erupção do vulcão dos Capelinhos (em atividade entre 1957 e 1958) e é uma produção de AVISTAVULCÃO e da freguesia da Ribeirinha.
Segundo uma nota da organização, este programa centra-se agora no Farol da Ribeirinha, abandonado e destruído parcialmente depois do sismo de 1998, acrescentando novo material em vídeo, realizado por Gonçalo Tocha, e “um vídeo inédito” com o jovem André Oliveira, de 23 anos, natural da Ribeirinha, que faz um percurso de mota Famel por entre as ruínas da sua freguesia.
çada com 16 novas atividades, com sessões educativas e percursos interpretativos, informou hoje o Governo dos Açores.
De acordo com nota do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, apresentou na quarta-feira a oferta de atividades nesta área, na Escola Básica e Secundária da Graciosa.
As 16 novas atividades abrangem ações dirigidas ao pré-escolar, sessões educativas nos centros ambientais e nos percursos interpretativos, e ainda atividades de campo e lúdico-didáticas do Geoparque Açores e do Paleoparque de Santa Maria.
Citado na nota de imprensa, Alonso Miguel explicou que “no total serão disponibilizadas 62 atividades de sensibilização ambiental” adaptadas ao pré-escolar ao secundário, abrangendo o ensino profissional. Pretende-se que “crianças e os jovens se reconheçam como agentes ativos na preservação do património natural dos Açores”.