O concelho da Ribeira Grande conta, na presente época balnear, com a Bandeira Azul em cinco zonas balneares.
Ontem, pela primeira vez, foi içada a Bandeira Azul na zona balnear da Maia (Calhetas da Maia), em cerimónia presidida por Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara, e que contou ainda com o executivo da Junta de Freguesia da Maia, representantes da Capitania de Ponta Delgada, Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande e Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio felicitou todos os que se empenharam para que fosse possível a obtenção da Bandeira Azul para aquela zona balnear, salientando a boa conjugação de esforços entre todas as entidades. Sublinhou ainda que, tanto para a Maia, como para as outras zonas balneares, possuir uma Bandeira Azul é não só uma mais-valia como uma garantia de qualidade e boas condições para os banhistas.
Foram também içadas bandeiras azuis na Praia dos Moinhos, Complexo de Piscinas Municipais das Poças e Zona Balnear das Calhetas, devendo ocorrer o mesmo na Praia de Santa Bárbara já na próxima quinta-feira.
As praias dos Moinhos, Poças e Santa Bárbara são também detentoras do título de “Praia Acessível”, ao qual acrescentam o galardão “Qualidade de Ouro”, assim como a Zona Balnear de Calhetas, uma distinção atribuída pela Quercus.