O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, felicitou hoje o Clube Desportivo Santa Clara pela subida à l Liga do futebol português e defendeu que a equipa de Ponta Delgada tem um projeto e estrutura desportiva com qualidade para poder sonhar em jogar as competições europeias num futuro próximo.

“Nós queremos um Santa Clara Europeu e vamos trabalhar para isso. Devemos, pelo menos, ter a meta, a ambição, de vê-lo chegar às competições europeias”, sublinhou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral falava na cerimónia de recepção à equipa principal do Clube Desportivo Santa Clara (CDSC) que teve lugar nos Paços do Concelho.

O autarca quis, por isso, destacar o orgulho e o prestígio que o sucesso desportivo da equipa encarnada aporta ao concelho e à Região Autónoma dos Açores.

“Quando o Santa Clara marca um golo não é só Ponta Delgada que também festeja. É toda a ilha e são todos os Açores”, reforçou, destacando os impactos ao nível da projeção e da economia de Ponta Delgada que resultam da subida da equipa açoriana ao primeiro escalão do futebol português.

“Não só a cidade, mas toda a sua dinâmica económica, social e cultural, vos está agradecida e fica ‘em débito’ por todos estes vossos sucessos que nos orgulham de uma forma absolutamente indelével”, disse Pedro Nascimento Cabral, dirigindo as suas palavras aos jogadores presentes.

Pedro Nascimento Cabral não deixou, entretanto, de elogiar o meritório trabalho levado a efeito pelo presidente do CDSC, Ricardo Pacheco, e presidente da SAD, Bruno Vicintin, aproveitando a presença de ambos na cerimónia.

Depois, o Presidente do Município fez questão de adiantar que o Câmara Municipal de Ponta Delgada vai celebrar um protocolo com o CDSC que lhe irá permitir alargar o número de atletas de futsal adaptado e elogiou a decisão do Santa Clara de reverter a receita do jogo em casa com o União de Leiria para os bombeiros que combateram o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).

Tanto o presidente do clube, como o da SAD, enalteceram a relação de parceria e o constante apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada aos propósitos do Santa Clara e Ricardo Pacheco não evitou mesmo trazer à memória a irrepreensível conduta da autarquia aquando dos “momentos difíceis” que se seguiram à despromoção do CDSC à II Liga, na temporada transata.

“O senhor Presidente [Pedro Nascimento Cabral] foi sempre extremamente prestável e acompanhou esta equipa desde o início da época. Mas acompanhou-a também quando desceu de divisão nos momentos mais difíceis. Isto certamente é um alento porque sentimos que temos Ponta Delgada connosco”, declarou.

O próximo jogo contra o União de Leiria, recorde-se, é referente à última jornada e, estando agendado para as 15h30 deste domingo, pode ditar o título de campeão da II Liga para o Santa Clara.

Terminada a partida e independentemente daquele que venha a ser o seu resultado, a equipa irá celebrar a subida ao primeiro escalão do futebol nacional nas Portas da Cidade, a partir das 19h00.

PUB