O município da Praia da Vitória, nos Açores, anunciou hoje que “dentro de pouco tempo” parte da energia usada na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e na sede da Praia Ambiente “será produzida a partir do sol”.

Em causa está a instalação de 200 painéis fotovoltaicos nas duas infraestruturas, projeto “em fase de preparação para candidatura ao programa SOLENERGE, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, segundo informação da presidente daquela autarquia da Terceira, após uma visita à ETAR praiense.

Vânia Ferreira, citada numa nota de imprensa, explica que o projeto, preparado pela empresa municipal, “terá um impacto direto na redução de custos operacionais, através de uma medida concreta de eficiência energética e de redução da pegada ecológica municipal”, num investimento a rondar os 200 mil euros.

Associado a este projeto está a aquisição, com fundos próprios, de baterias de condensadores, num investimento a rondar os 14 mil euros, promovendo uma poupança energética anual na ordem dos 20 mil euros.

PUB