PUB

O líder do PS/Açores defendeu hoje que o arquipélago necessita de um sistema de transportes “à altura” das suas necessidades, afirmando que os empresários estão a ser “seriamente prejudicados” pela “imprevisibilidade das ligações” marítimas.

“É preciso competência, planeamento e investimento. Os Açores precisam de um sistema de transportes à altura das suas necessidades e do seu potencial. Não podemos continuar a comprometer o futuro das nossas empresas por falhas que são da responsabilidade direta de quem governa”, afirma Francisco César, citado em nota de imprensa do partido.

A posição do maior partido da oposição nos Açores surge após um comunicado de segunda-feira da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), considerando que os transportes marítimos têm causado “sérios prejuízos” às empresas, e anunciando que vai solicitar reuniões ao Governo Regional.

PUB

A preocupação foi manifestada numa reunião da direção e da comissão especializada da Indústria da Câmara do Comércio de Ponta Delgada, que se realizou em 26 de junho, tendo a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria destacado que os problemas com os transportes marítimos são um dos principais constrangimentos que estão a afetar o setor industrial e a gerar “forte preocupação”.

O dirigente socialista, no comunicado de hoje, reivindica uma resposta “rápida, competente e estruturada” por parte do Governo Regional e acusa o executivo de “total inação perante um problema que está a asfixiar as empresas açorianas”.

César considera que a situação “tornou-se insustentável” e diz que os empresários açorianos estão a ser “seriamente prejudicados pela imprevisibilidade das ligações marítimas e pela incapacidade do Governo em garantir um modelo de transportes funcional”.

O dirigente adianta que “nos últimos seis meses perdeu-se a previsibilidade da data de chegada e de partida dos navios de contentores, o que afeta a produtividade, a eficiência e a operacionalidade das empresas açorianas”.

PUB