A Escola Secundária Antero de Quental promoveu, no passado dia 28 de maio, uma recriação histórica no Palácio da Fonte Bela, sede da instituição, através da iniciativa “Memórias do Palácio”, organizada pelo Grupo de História da escola. A atividade proporcionou aos alunos uma experiência imersiva no século XIX, reforçando a valorização da memória coletiva e do património escolar.
O programa incluiu momentos marcantes, como visitas guiadas ao Palácio, destinadas aos alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário, conduzidas, respetivamente, por alunas da escola e pelo historiador Pedro Pascoal de Melo. Os alunos puderam ainda participar num concurso de trajes de época, onde recriaram indumentárias inspiradas no século XIX, e num elegante baile que evocou o ambiente social da época.
Esta recriação revelou-se um recurso didático inovador, permitindo aos alunos contrastar os hábitos, atitudes e valores de outrora com os do presente, num exercício educativo que promoveu o pensamento crítico, o conhecimento histórico e a ligação ao património local.
“Memórias do Palácio” teve como objetivo central honrar o valor patrimonial da escola e sensibilizar os alunos para a importância da preservação da herança histórica e cultural. O Palácio da Fonte Bela, enquanto espaço de memória e identidade, continua assim a afirmar-se como um elo entre a história da escola e a vivência dos seus alunos.
A iniciativa contou com o envolvimento ativo dos estudantes, que participaram com entusiasmo em todas as fases do projeto — desde a investigação histórica à preparação dos figurinos, passando pelas visitas guiadas e pelas encenações — demonstrando um forte espírito de equipa, responsabilidade e interesse.
Com esta atividade, a Escola Secundária Antero de Quental reafirmou o seu compromisso com práticas pedagógicas inovadoras e significativas, que valorizam o património como instrumento de aprendizagem e de construção da cidadania. O sucesso do evento foi ainda reforçado pelo envolvimento de toda a comunidade educativa, num exemplo de colaboração e valorização do património comum.