Uma exposição, integrando 50 fotografia da autoria de Pedro Letria, é inaugurada, na sexta-feira, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, nos Açores, documentando a experiência contemporânea de uma comunidade luso-americana, maioritariamente açoriana.

Intitulada “Os Portugueses em Lowell: o familiar e o novo / The Portuguese in Lowell: The Familiar and the New”, a exposição, em versão bilingue, teve por base a vivência do artista enquanto Gulbenkian/Saab Visiting Professor na Universidade de Massachusetts Lowell, informou a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A mostra, com entrada livre, resulta de uma colaboração entre o Saab Center for Portuguese Studies da Universidade de Massachusetts Lowell e a biblioteca açoriana, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e permite visualizar 50 fotografias da autoria de Pedro Letria no “Back Central”, o bairro português de Lowell, e na Grande Lowell, a norte de Boston, nos Estados Unidos da América.

Segundo a biblioteca açoriana, esta exposição capta a experiência contemporânea de uma comunidade luso-americana, maioritariamente açoriana, que se encontra nessa região desde o século XIX.

Os textos são traduzidos por Pedro Bicudo e o vídeo da autoria da jornalista Cláudia Lobo complementam a narrativa.

A mostra pretende documentar a experiência da comunidade luso-americana, mas também a integração na diáspora.

“O subtítulo da exposição, ‘O Familiar e o Novo’, comunica o que, para o olhar artístico, é algo já conhecido e, ao mesmo tempo distinto, pois, como sugere o hífen entre luso e americano, os portugueses e os seus descendentes aí radicados já são, na sua identidade, uma fusão da cultura portuguesa, com a experiência de integração no país de acolhimento”, lê-se ainda no comunicado de imprensa.

A exposição é inaugurada, na próxima sexta-feira, pelas 17:30 locais (18:30 em Lisboa), na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

PUB