O PSD/Açores questionou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a interdição do ilhéu de Vila Franca do Campo a banhos no verão de 2025, alertando tratar-se de uma situação “muito grave” para a região.

Em comunicado, o partido que lidera o Governo dos Açores avança que submeteu um requerimento na Assembleia Legislativa sobre a interdição do ilhéu de Vila Franca, um dos principais locais turísticos da região, considerando tratar-se de uma situação “muito grave” para o concelho e para o arquipélago.

O partido quer saber quais as “problemáticas identificadas” e as “ações de mitigação previstas no plano de ação do grupo de trabalho criado em 2021 com o objetivo” de melhorar a “qualidade das águas” naquele local.

Os sociais-democratas pretendem conhecer os motivos que levaram à interdição, perguntando se tal medida “era mesmo necessária e obrigatória”.

Na nota de imprensa, o PSD/Açores, por intermédio da deputada Sabrina Furtado, pergunta ao Governo Regional “como pretende resolver o problema” e pede informações sobre a “evolução dos resultados das análises à qualidade da água” desde o primeiro ano em que foram detetadas irregularidades.

“A parlamentar questiona ainda sobre a linha de ação do Governo Regional dos Açores, mesmo que em parceria com outras entidades, quando se prevê e de que forma este problema possa estar ultrapassado”, lê-se no comunicado.

O Ilhéu de Vila Franca do Campo, uma das principais atrações turísticas dos Açores, será interdito a banhos em 2025 devido aos resultados da qualidade da água dos últimos cinco anos, revelou hoje o executivo açoriano.

“A visitação não está interdita. Os banhos é que são desaconselhados e são interditos por lei”, adiantou, em declarações à Lusa, o diretor regional de Políticas Marítimas dos Açores, Rui Martins.

O executivo açoriano apresentou hoje, na Praia da Vitória, a proposta da portaria que identifica as águas balneares do arquipélago para 2025 ao Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CRADS).

O ilhéu, classificado como reserva natural, é considerado uma das principais atrações turísticas da ilha de São Miguel.

PUB