O Comando Territorial dos Açores, através da Secção Naval do Destacamento Territorial da Horta e do Posto Territorial da Horta, apreendeu ontem, 2 de março, 8,65 quilos de lapas brava (Patella aspera), capturadas ilegalmente durante o período de defeso, no concelho da Horta, na ilha do Faial.

A apreensão ocorreu durante uma ação de patrulhamento à orla costeira, no âmbito da prevenção e fiscalização da pesca lúdica. Os militares da Guarda detetaram um indivíduo a praticar pesca submarina sem a devida sinalização de superfície, obrigatória através de uma boia de cor amarela, laranja ou vermelha.

Após a abordagem, verificou-se que o homem, de 54 anos, tinha capturado as lapas em período proibido, recorrendo à prática de mergulho em águas abertas. As 8,65 quilos de lapas brava, por se encontrarem vivas e em boas condições de sobrevivência, foram devolvidas ao mar, contribuindo para a preservação da espécie.

A GNR elaborou um auto de notícia e comunicou os factos à Inspeção Regional das Pescas e dos Usos Marítimos. Em comunicado, a força policial reforçou a importância do respeito pelos períodos de defeso, medida essencial para garantir a sustentabilidade ambiental, económica e social da pesca.

 

PUB