A tradicional Batalha da Água voltará a ter lugar amanhã à tarde, entre as 15h00 e as 19h00, na Avenida Infante D. Henrique, em Ponta Delgada. Este evento mantém uma das mais emblemáticas tradições da ilha de São Miguel e é aguardado com entusiasmo por milhares de participantes, que ao longo dos anos têm feito desta batalha uma verdadeira festa popular. Este ano, a “Batalha da Água” será supervisionada por uma nova associação, presidida por Ricardo Possidónio, que tem como missão reunir e orientar todos os participantes que, na terça-feira de Carnaval, se envolverão neste combate simbólico em que não há vencedores nem vencidos, mas uma verdadeira celebração de diversão.
A história desta tradição remonta há mais de um século e, ao longo dos anos, foi evoluindo de diferentes formas. Em 1919, as ruas de Ponta Delgada eram palco da “Batalha de Flores”, um evento carnavalesco promovido pela Academia, que visava angariar fundos para a Caixa Escolar. Segundo uma notícia do Diário dos Açores, sobre este evento.
A Batalha das Flores surgiu na altura, para acabar com o espírito de violência das comemorações, mas não teve sucesso, acrescentou Creusa Raposo: “Numa tentativa de desaparecimento gradual da violência, realizou-se nas três cidades principais da região a Batalha das Flores, que se caracterizava essencialmente por um desfile de carros alusivos ao Carnaval decorados por flores, mas que não se enraizou”.
Ainda que a Batalha das Flores tenha surgido como uma tentativa de suavizar as celebrações e reduzir a violência das práticas anteriores, o evento acabou por desaparecer, não conseguindo substituir a intensidade da Batalha da Água. Contudo, persiste uma tradição de luta com água, agora com um formato mais organizado, em que as comunidades locais preparam as suas armas: os sacos de plástico cheios de água. Estes sacos são preparados com antecedência, num processo que se estende por três semanas e que envolve a participação ativa de todos. Durante este tempo, os participantes, com a ajuda de petiscos e cerveja, preenchem centenas de sacos que ficam armazenados até o grande dia.
Na tarde da terça-feira de Carnaval, os “combatentes” reúnem-se na Avenida Infante D. Henrique, prontos para a batalha. Munidos de sacos de água, balões, baldes e até mesmo mangueiras, enfrentam-se numa guerra em que a água é a única arma permitida. Para garantir a segurança de todos, muitos participantes usam capacetes e máscaras, já que a luta pode ser intensa. Além dos combatentes a pé, os caminhões, que transportam os sacos de água em bidões, desempenham um papel fundamental na batalha.
As equipas participantes nesta grande batalha incluem grupos como os Sempre Presentes (Ponta Delgada), Santa Canalha (Santa Clara), Bombeiros de Ponta Delgada (Bombásticos), Bad Boys (São Roque), Fúria Azul (Livramento), Fajã de Baixo, Mercenários (Pico das Canas – São Roque) e Bairro da Lata (Lagoa), entre muitos outros. Cada equipe se prepara com grande dedicação, com a intenção de dar o seu melhor na batalha, sem que o objetivo principal seja vencer, mas sim divertir-se e manter viva uma tradição que une a comunidade
Este evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que confirma a importância de manter esta tradição viva. Para a autarquia, é fundamental preservar a identidade cultural do concelho e proporcionar aos habitantes e visitantes uma experiência única, que remonta às origens do Carnaval na ilha. A Batalha da Água é, sem dúvida, uma das maiores expressões de folia e de convivência entre diferentes gerações, que se reúnem todos os anos para compartilhar momentos de alegria e prazer.
A Batalha da Água é, assim, um dos eventos mais aguardados do Carnaval em São Miguel, que faz as delícias de quem participa e assiste. Além de ser uma festa de grande importância histórica e cultural, é também uma oportunidade para os açorianos mostrarem seu espírito comunitário e o gosto pelas tradições. Com a água para ser o protagonista, esta batalha transforma-se numa celebração irreverente e alegre, que todos os anos marca a terça-feira de Carnaval em Ponta Delgada.