O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) adjudicou a empreitada da segunda fase da obra de proteção e estabilização costeira da falésia dos Fenais e Ventosa, na ilha Graciosa, foi hoje divulgado.
Segundo um comunicado do executivo açoriano de coligação, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, já assinou “o despacho que adjudica a empreitada de proteção e estabilização costeira da falésia dos Fenais e Ventosa, na ilha Graciosa (segunda fase), à empresa Almério & Cordeiro C.ª Lda., no valor de 472.654,42 euros (IVA incluído)”.
A empreitada, que foi adjudicada após a realização de um concurso público internacional, consiste na execução da segunda fase de proteção de um talude costeiro na zona dos Fenais e Ventosa.
“Enquanto a primeira fase da obra incidiu sobre a proteção da base do talude em apreço, através da construção de uma proteção em enrocamento, aderente a um muro cortina em betão, a obra agora adjudicada visa proteger a restante vertente do mesmo talude”, lê-se na nota.
No âmbito da intervenção, é referido, “será executado um muro em betão ciclópico, com material de aterro no seu tardoz, para proteção e contenção do terreno, numa extensão de cerca de 160 metros de orla costeira”.
Serão ainda melhoradas as condições de drenagem da via sobrejacente, nomeadamente através da construção de valetas e de um descarregador de águas pluviais, com o objetivo de “garantir o encaminhamento controlado do escoamento para a base do talude e mitigar a ação deste agente erosivo”.