A Marinha Portuguesa concluiu esta quarta-feira, pelas 18 horas, uma operação de monitorização e acompanhamento do navio de investigação científica e oceanográfica da Federação Russa, Nemchinov. A operação iniciou-se na manhã de segunda-feira, 2 de dezembro, e teve uma duração de mais de 48 horas.
O Centro de Operações Marítimas esteve responsável pelo acompanhamento contínuo das atividades do navio russo, coordenando o emprego do NRP Figueira da Foz, que acompanhou o Nemchinov durante o seu trânsito na Zona Económica Exclusiva (ZEE) dos Açores.
Estas ações de vigilância fazem parte do compromisso da Marinha em assegurar a defesa e a segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional. A operação contribuiu para a proteção dos interesses de Portugal, das suas infraestruturas críticas, e para o cumprimento das obrigações no quadro da Aliança Atlântica.
A Marinha reafirma a sua disponibilidade para garantir a vigilância marítima de forma contínua, 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano.