A tradição cumpriu-se com a inauguração das Luzes e dos Presépios do Faial da Terra, da Vila da Povoação e das Furnas, trazendo o espírito natalício às localidades.
No Faial da Terra, o Presépio, exposto na Casa do Povo, é uma recriação detalhada da própria freguesia, com edifícios e lugares emblemáticos elaborados em madeira e bonecos feitos de materiais reaproveitados. Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia em parceria com a Casa do Povo, estará em exibição até 19 de janeiro, podendo ser visitada de segunda a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Na Povoação, a inauguração das Luzes e do Presépio foi celebrada ao som da Cantata de Natal do Coro Intanto-Juvenil da Câmara Municipal da Povoação, acompanhados no piano por Paulo Furtado, seguida das atuações de “Soul & Harmony” e “The Music Box”. Desde 2017, a Câmara da Povoação tem criado um Presépio de Natal com figuras em tamanho real no Jardim Municipal e várias artérias da Vila, incentivando a visita ao comércio tradicional e embelezando a sede do concelho. As luzes natalícias da Vila da Povoação podem ser apreciadas todos os dias das 17h30 às 02h00, com exceção das noites da consoada e de passagem de ano, quando ficarão ligadas até às 06h00.
Nas Furnas, a inauguração do Presépio mais afamado da ilha contou com a animação da Sociedade Harmónica Furnense e do Grupo Folclórico das Camélias. A Câmara da Povoação e a Junta de Freguesia local dedicaram-se à iluminação do Presépio e à recriação de diversos cenários bíblicos, enriquecendo a zona das caldeiras. Durante o mês de dezembro, o Presépio das Caldeiras das Furnas será palco de animação musical aos fins de semana, com concertos de João Moniz no dia 7, Duo Toadas no dia 14, “Music Box” no dia 21 e Soul & Harmony no dia 28, todos com início às 20h30. A iluminação do Presépio estará ligada durante toda a noite nas vésperas e nos dias de Natal e Ano Novo, e das 18h00 à 01h00 nos restantes dias.
Estas iniciativas refletem o empenho das comunidades em preservar e celebrar as tradições natalícias, proporcionando momentos de alegria e convívio entre moradores e visitantes.